Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1140
Title: Contrato psicológico e desempenho organizacional: o caso dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Authors: Lima, Ana Patrícia Quintas
Advisor: Sousa, Lígia
Veiga, Miguel
Keywords: Contrato psicológico;Administração pública;Desempenho organizacional;Psychological contract;Public administration;Organizational performance;Contrato psicológico;Rendimento de la organización de la administración pública
Issue Date: 18-Feb-2014
Abstract: O objetivo principal deste estudo consiste em caracterizar o contrato psicológico dos colaboradores dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, quanto às dimensões “rutura” e “violação” do respetivo contrato e explorar a sua eventual relação com desempenho organizacional, num momento de mudança e austeridade, marcado por políticas económicas com consequências ao nível de expectativas, resultados e contrapartidas para os colaboradores organizacionais. Utilizou-se uma abordagem metodológica, quantitativa a partir de um estudo de caso; o instrumento privilegiado para recolha de informação foi o inquérito por questionário que, neste caso, agregava duas escalas do tipo Likert de cinco pontos, uma para avaliar a dimensão “perceção de rutura” de contrato e outra para a dimensão de “perceção de violação”. Em cada uma das duas escalas do questionário avaliava-se, além das dimensões de rutura e violação, a responsabilidade que cada inquirido atribuía a si próprio e/ou à instituição na rutura/violação percebidas. Os resultados do questionário permitiram traçar uma caracterização do ambiente psicológico do caso estudado, em termos de perceção de rutura e violação do contrato psicológico. Dos resultados obtidos destaca-se o facto de, contrariamente ao esperado para um clima de austeridade como o que atualmente se vive, concretamente na administração pública, não se verificar perceção significativa de rutura, nem perceção de violação de contrato psicológico, na generalidade dos colaboradores da instituição (dos respetivos Serviços Centrais). Quanto a responsabilidades atribuídas, os colaboradores que apresentaram perceção de rutura atribuíram, em generalidade, a responsabilidade à instituição, não a si próprios. As diferenças, quer entre grupos etários, quer entre géneros, não foram significativas. Quanto ao tipo de contrato, colaboradores com contrato de avença apresentam total ausência de rutura e de violação do contrato psicológico. Os resultados podem ser justificados pela possibilidade de os colaboradores percecionarem as alterações de condições de contrato percebido como sendo consequência de medidas de austeridade cuja responsabilidade é externa à instituição onde trabalham (política nacional, económica e de emprego) e/ou a fatores organizacionais (política e práticas de recursos humanos, clima de liderança, relação de trabalho, qualidade do ambiente de trabalho se fossem estas as causas, era responsabilidade do IPVC), não achando assim que a instituição tenha falhado as promessas feitas/percebidas por eles por responsabilidade própria, logo, não defraudando, assim, expectativas antes criadas por vontade própria.
The main objective of this study is to characterize the psychological contract of employees of the Central Services of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, for the dimensions "rupture" and "violation" of the respective contract and explore their possible relationship to organizational performance, in a moment of change and austerity marked by economic policies with consequences in terms of expectations, outcomes and benefits to the employees of the organization. We used a methodological approach, from a quantitative case study, the instrument for data collection was the questionnaire survey in this case, and two aggregated Likert scales five points, to assess the scale “perception of rupture” of contract and one for the dimension of “perception of rape." In each of the two scales of the questionnaire assessed up, beyond the dimensions of rupture and rape, the responsibility that each respondent attributed to himself and / or institution in rupture / perceived violation. The results of the questionnaire allowed us to draw a characterization of the psychological environment of the case study in terms of perception of rupture and breach of the psychological contract. The results highlight the fact that, contrary to expectations for a climate of austerity as we currently are experiencing, particularly in public administration, is lacking perception of significant breakthrough, or perception of a breach of the psychological contract, the majority of employees the institution (the respective Central Services). As the assigned responsibilities, employees who had perception of rupture attributed, in general, the responsibility to the institution, not themselves. Differences either between age groups or between genders were not significant. Regarding the type of contract, employees with a retainer contract have complete absence of rupture and breach of the psychological contract. The results can be justified by the possibility of employees perceive changes to contract conditions being perceived as a result of austerity measures whose responsibility is external to the institution where they work (national political, economic and employment) and / or organizational factors (political and human resource practices, climate leadership, relationship work, quality of work environment if they were these causes, was the responsibility of IPVC), not thinking so that the institution has failed promises made / perceived by them for their own responsibility, therefore, do not defraud, thus prior expectations created by their own volition.
El objetivo principal de este estudio es caracterizar el contrato psicológico de los empleados de los Servicios Centrales del Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para las dimensiones "ruptura" y "violación" del contrato respectivo y explorar su posible relación con el desempeño de la organización, en un momento de cambio y austeridad marcada por las políticas económicas con consecuencias en términos de expectativas, los resultados y beneficios para los empleados de la organización. Se utilizó un enfoque metodológico de un estudio cuantitativo caso, el instrumento de recolección de datos fue la encuesta, en este caso, dos escalas Likert de cinco puntos agregados, para evaluar la percepción de la escala " de la ruptura "de contrato y uno para la dimensión de la" percepción de la violación". En cada una de las dos escalas del cuestionario evaluado arriba, más allá de las dimensiones de la ruptura y la violación, la responsabilidad que cada encuestado atribuye a sí mismo y / o de la institución en la ruptura / violación percibida. Los resultados del cuestionario nos permitieron trazar una caracterización del entorno psicológico del caso de estudio en cuanto a la percepción de ruptura y ruptura del contrato psicológico. Los resultados ponen de relieve el hecho de que, contrariamente a las expectativas de un clima de austeridad que estamos viviendo, especialmente en la administración pública, se carece de la percepción de avance significativo, o la percepción de una violación del contrato psicológico, la mayoría de los empleados la institución (los respectivos Servicios Centrales). Como las responsabilidades asignadas, los empleados que tenían la percepción de ruptura atribuyen, en general, la responsabilidad de la institución, no ellos mismos. Las diferencias ya sea entre grupos de edad y entre los sexos no son significativas. En cuanto al tipo de contrato, los trabajadores con un contrato de retención tienen ausencia completa de ruptura y ruptura del contrato psicológico. Los resultados pueden ser justificadas por la posibilidad de que los empleados percepción cambios en las condiciones del contrato que se perciben como resultado de las medidas de austeridad, cuya responsabilidad es externo a la institución en la que trabajan (nacional político, económico y de empleo) y / o los factores organizativos (políticos y las prácticas de recursos humanos, liderazgo, trabajo en relación climático, la calidad del entorno de trabajo si fueran estas causas, estuvo a cargo de IPVC), sin pensar en lo que la institución no haya promesas hechas / percibido por ellos por su propia responsabilidad, Por lo tanto, no defraudar las expectativas creadas por lo tanto antes de su propia voluntad.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações: Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1140
Appears in Collections:GA - Dissertações de Mestrado

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