Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1149
Título: Capital intelectual interorganizacional e sua influência na criatividade
Autores: Santos-Rodrigues, Helena
Veiga, José Miguel
Nascimento, Sílvia de Castro Paço
Palavras-chave: Conhecimento
Capital intelectual
Criatividade
Inovação
Knowledge
Intellectual capital
Creativity
Innovation
Conocimiento
Creatividad
Innovación
Data: 25-Mai-2014
Resumo: Atualmente são os bens intangíveis, em geral, e o Capital Intelectual, em particular, que incorporam valor às organizações através da criação de riqueza, assumindo, por isso, cada vez mais importância no mundo dos negócios. Paralelamente, a Criatividade apresenta-se como um recurso estratégico e uma aptidão essencial para a sobrevivência das organizações da economia do conhecimento. Criar e inovar é uma questão de sobrevivência organizacional, essencial para o aperfeiçoamento da gestão e da obtenção do oxigénio necessário à continuidade dos negócios. Com a presente investigação pretendemos verificar se as componentes do Capital Intelectual (Capital Humano, Capital Estrutural e Capital Relacional) influenciam a Criatividade de quatro empresas do setor de componentes de automóvel de Vila Nova de Cerveira e de Valença. Para além disso, pretendemos, ainda, averiguar a influência da Criatividade na Capacidade Inovadora daquelas organizações. Dada a importância estratégica do Capital Intelectual e da Criatividade, a nossa investigação propalou-se a todos os departamentos das organizações em estudo, sendo a nossa população alvo constituída por todos os funcionários. A amostra é formada por 332 colaboradores, aos quais se aplicou um inquérito por questionário, tendo-se obtido 298 inquéritos devidamente preenchidos e validados. Do tratamento estatístico dos questionários resultaram vários fatores explicativos das três componentes do Capital Intelectual e da Criatividade, sendo que da Capacidade Inovadora resultou, apenas, um único constructo. A análise estatística e teste de hipóteses permitiu-nos concluir que, na componente Capital Humano, a dimensão “Estímulo para criar” explica a “Capacidade Criativa” e a “Organização Criativa”, sendo esta última, também explicada pelo fator “Relação com os colegas e a organização”. Na componente Capital Estrutural apenas a dimensão “Cultura Criativa” é preditora da “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Na componente Capital Relacional apenas as dimensões” Alianças com stakeholders” e “Redes de colaboração” explicam a “Capacidade Criativa” e “Organização Criativa”. Por fim, verificamos que existe relação entre a Criatividade e a Capacidade Inovadora das organizações em estudo. De modo geral, podemos concluir que é imprescindível que as organizações invistam nos recursos humanos, no ambiente e na estrutura organizacional, assim como nos recursos e informações que dão suporte ao desenvolvimento do processo criativo organizacional.
Nowadays, intangible goods, in general, and Intellectual Capital, in particular, give value to organizations creating richness; this way assuming greater importance in the business world. In parallel, appears creativity as a strategic resource and an essential ability necessary so economic organization of knowledge can survive. To create and innovate, is a survival organizational question, essential to improve administration and to obtain the necessary oxygen to continue business. With this investigation we intend to prove if the Intellectual Capital (Human Capital, Structural Capital and relational Capital) influences the creativity of four automobile businesses in Vila Nova de Cerveira and Valença. Besides, we intend to see how creativity influenced those businesses Innovative Capacity. Considering the strategic importance of the Intellectual Capital and of Creativity, our investigation expanded to all the departments becoming all the workers our aim. This way we have 332 collaborators to whom we handed a questionnaire receiving 298 completely filled in and validated. Various explaining factors resulted for the three components of Intellectual Capital and Creativity, from the strategic treatment of the questionnaire, being that from the Innovative Capacity only one idea was formed. From the statistic analysis and hypothesis test we could conclude that, in the Human Capital dimension “Stimulus to create” explains the “Creative Capacity” and the “Creative Organization”, being the “Creative Organization” also explained with the “Relationship with colleagues and organization” factor. In what Structural Capital is concerned, only the dimension “Cultural Creativity” predicts the “Creative Capacity” and the “Organizational Creativity”. In the Relational Capital only the dimensions “Alliance with Stakeholders” and “Collaborative Webs” explain the “Creative Capacity” and the “Organizational Creativity”. All in all, we can conclude that there is a relationship between Creativity and the Innovative Capacity of the businesses studied. In general, it´s possible to conclude that it is essential that businesses invest in human resources, in the environment and in the organizational structure, as well as in resources and information that support the development of the organizational creative process.
Actualmente son los bienes intangibles, en general, y el Capital Intelectual en particular, los que aportan valor a las organizaciones (empresariales) a través de la creación de riqueza, asumiendo, por ese motivo, cada vez más importancia en el mundo de los negocios. Paralelamente, la Creatividad se presenta como un recurso estratégico y un valor esencial para la supervivencia de las organizaciones de la economía del conocimiento. Crear e innovar es una cuestión de supervivencia organizacional, esencial para el perfeccionamiento de la gestión y de la obtención del oxígeno indispensable para la continuidad de los negocios. Con la presente investigación pretendemos verificar si los componentes del Capital Intelectual (Capital Humano, Capital Estructural y Capital Relacional) tienen influencia sobre la Creatividad de cuatro empresas del sector de componentes del automóvil de Vila Nova de Cerveira y Valença. Además pretendemos también averiguar la influencia que la Creatividad ejerce sobre la Capacidad Innovadora de tales organizaciones. Teniendo en consideración la importancia estratégica del Capital Intelectual y de la Creatividad, nuestra investigación se ha extendido a todos los departamentos de las empresas estudiadas, siendo todos los trabajadores de estas organizaciones, nuestro objeto de estudio. En la muestra participaron 332 colaboradores que realizaron un cuestionario, lo que posibilitó la obtención de 298 cuestionarios debidamente cubiertos y validados. Del análisis estadístico de los cuestionarios se obtuvieron varios resultados, por un lado, la constatación de que son varios los factores que explican los tres componentes del Capital Intelectual y la Creatividad, y por otro lado, un único factor obtenido de la Capacidad Innovadora. El análisis estadístico y el test de hipótesis nos permitieron concluir que en el componente Capital Humano, la dimensión “Estímulo para crear” explica la “Capacidad Creativa” y la “Organización Creativa”, siendo esta última también explicada por el factor “Relación con los compañeros y la organización”. En el componente Capital Estructural únicamente la dimensión “Cultura Creativa” puede predecir la “Capacidad Creativa” y “Organización Creativa”. En el componente Capital Relacional únicamente las dimensiones “Alianzas con stakeholders” y “Redes de colaboración” explican la “Capacidad Creativa” y la “Organización Creativa”. Finalmente comprobamos que existe relación entre la Creatividad y la Capacidad Innovadora de las organizaciones estudiadas. De un modo general, podemos concluir este estudio afirmando que es imprescindible para las organizaciones (empresariales) invertir en los recursos humanos, en el medio ambiente y en la estructura organizacional, así como en los recursos e informaciones que dan soporte al desarrollo del proceso creativo organizacional.
Descrição: Mestrado em Gestão das Organizações: Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1149
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