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dc.contributor.advisorBrito, Luís Miguel Cortêz Mesquita de-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Ribeiro de-
dc.date.accessioned2014-10-27T17:30:57Z-
dc.date.available2014-10-27T17:30:57Z-
dc.date.issued2013-06-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1161-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território, apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractA gestão de resíduos é da responsabilidade do produtor, à exceção dos resíduos urbanos cuja produção diária por produtor não exceda os 1100 L por ano, em que a respetiva gestão é assegurada pelos municípios. Em Portugal continental no ano 2010 foram produzidas 5,184 milhões de toneladas de resíduos urbanos que se traduziram numa capitação de 1,4 kg por habitante por dia. Do total destes resíduos, 51% foram resíduos urbanos biodegradáveis e destes 64% enviados para aterro. No mesmo período, no concelho de Esposende, foram produzidas 22,259 mil toneladas de resíduos urbanos, o que se traduz numa capitação de 1,78 kg por habitante por dia, superior à capitação nacional. Destas, 335 toneladas corresponderam a resíduos urbanos biodegradáveis enviados para a Central de Valorização Orgânica da Lipor. O alvo principal deste estudo foi a gestão de resíduos orgânicos que representavam em 2005, 35% do total dos resíduos urbanos produzidos a nível nacional. Com base neste valor, 7,790 mil toneladas de resíduos orgânicos foram enviados para aterro sanitário em 2010 pelo concelho de Esposende na mistura de resíduos indiferenciados. O estudo apresentado contribui para uma gestão integrada dos resíduos orgânicos de modo a prevenir e reduzir a sua produção, a potenciar a sua reutilização e por fim a sua valorização de acordo com a hierarquia de gestão de resíduos. Propõe-se a implementação de um conjunto de medidas para a melhoria contínua da gestão dos resíduos orgânicos em Esposende. Destas medidas, destaca-se o “banco de orgânicos” na medida em que se perspetiva que melhores resultados serão alcançados através de estímulos que levarão à predisposição da população para uma mudança de atitudes e comportamentos. O “banco de orgânicos” integrará uma visão holística do que poderá ser a gestão dos resíduos orgânicos e, no limite, de todos os resíduos urbanos no concelho de Esposende. Este intervirá desde a valorização e posterior comercialização do produto gerado, aproveitando as infraestruturas existentes, até à atuação direta de sensibilização e estímulo aos cidadãos e organismos que operam no concelho.por
dc.description.abstractWaste management is a responsibility of the producer, with the exception of municipal waste that is managed by local authorities for amounts lower than 1100 L by producer per year. In Portugal (without the islands), about 5,184 million tons of municipal waste were produced in 2010, representing about 1.4 kg per capita per day. Of this waste, 51% were related to biodegradable municipal waste and 64% from this was sent to landfill. In the same year, the municipality of Esposende produced about 22,259 million tons of municipal waste, which resulted in a per capita of about 1.78 kg per day; therefore, higher than the national average. Of this waste, 335 t of biodegradable municipal waste were sent to the Organic Central Recovery of Lipor. The aim of this study was the continuous improvement of the organic waste management that represented in 2005, about 35% of total municipal waste produced nationally. Therefore, about 7,790 thousand tons of organic wastes were sent to landfill in 2010 by the municipality of Esposende within undifferentiated waste. The present study contributes to improve integrated management of organic waste in order to prevent and reduce their production, enhance its reuse and ultimately its value in accordance with the hierarchy of waste management. It is proposed the implementation of a set of measures for continuous improvement of the management of organic waste in Esposende. Of all these measures, the "organic bank" enhances incentives that will lead to the predisposition of people to change attitudes and behaviors towards organic waste management. The "organic bank" integrates a holistic vision of what may be the management of organic waste and, ultimately, of all municipal waste in the municipality of Esposende. It highlights measures for the recovery and subsequent trade of the products generated by existing infrastructures, to a direct action of awareness and encouragement of citizens and organizations already operating in Esposende.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectBanco de orgânicospor
dc.subjectEsposendepor
dc.subjectHierarquia de gestão de resíduospor
dc.subjectResíduos orgânicospor
dc.subjectResíduos urbanospor
dc.subjectEnvironmentpor
dc.subjectHierarchy of waste managementpor
dc.subjectMunicipal wastepor
dc.subjectOrganic bankpor
dc.subjectOrganic wastepor
dc.titleContributo para a melhoria contínua da gestão de resíduos urbanos no concelho de Esposende : caso dos resíduos orgânicospor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Territóriopor
thesis.degree.levelMestrepor
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