Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1217
Title: Estudo da influência do capital intelectual na inovação do produto: estudo de caso na "Ameadella Pastelarias"
Authors: Santos-Rodrigues, Helena
Nêveda, Tiago Garcia
Keywords: Capital intelectual
Inovação do produto
Panificação
Padarias Ameadella
Capital intelectual
Innovación del producto
Panadería
Panaderia Ameadella
Intelectual capital
Product innovation
Bakery
Ameadella bakery
Issue Date: 21-Mar-2013
Abstract: Desde os últimos anos que têm ocorrido inúmeras transformações na sociedade, trazendo novos desafios e incertezas ao nível económico, político, cultural e ético, falando-se assim da emergência de uma nova era, denominada por era do conhecimento, onde os activos tangíveis (físicos) das empresas deixam de ser suficientes para garantir vantagens, tornando-as menos competitivas, fazendo com que as empresas percebam que são os activos intangíveis que passam a conferir valor aos seus produtos e serviços (Cabrita, 2009). Dentro desta nova sociedade haverá uma maior necessidade do conhecimento ser considerado como um capital importante, e o principal recurso da economia (Drucker, 1993) Tal como em todas as indústrias, na indústria alimentar a inovação do produto é considerado vital para a sua sobrevivência, onde caso haja falhas na inovação, a empresa passa a poder competir apenas ao nível dos preços, situação que favorece as empresas que possuem acesso aos «inputs» mais baratos (terra, colaboradores, etc.), no entanto esta estratégia de baixos custos pode ter efeitos inesperados para a economia, quando outros países, com menor estrutura de custos, entra no mercado (Winger e Wall, 2006] Apesar da empresa «Ameadella Pastelarias» ser uma empresa pequena, verificou-se a relação existente entre as componentes do capital intelectual e da inovação do produto. As relações existentes entre a empresa e os seus clientes e os seus fornecedores, a atitude e cultura da empresa em prol da inovação e da mudança e a confiança concedida pela organização aos seus funcionários revelou-se importante para a criação de novos produtos.
Desde los últimos años que se han producido muchos cambios en la sociedad, aportando nuevos retos e incertidumbres en los ámbitos económico, político, cultural y ético, hablando por lo tanto la aparición de una nueva era, convocada por la era del conocimiento, donde los activos tangibles (físicos ) de las empresas ya no son suficientes para garantizar ventajas, haciéndolos menos competitivos, las empresas que causan cuenta de que son los activos intangibles que pasan a dar valor a sus productos y servicios (Cabrita, 2009). Dentro de esta nueva sociedad que habrá una mayor necesidad de conocimiento para ser considerado como un activo importante y la principal característica de la economía (Drucker, 1993) Como en todas las industrias, la industria alimentaria innovación de producto se considera vital para su supervivencia, en la que si hay lagunas en la innovación, la empresa sólo será capaz de competir en términos de precios, situación que favorece a las empresas que tienen acceso a 'entradas' más barato (tierra, empleados, etc.), sin embargo esta estrategia de bajos costos puede tener efectos inesperados en la economía, mientras que otros países con menor estructura de costos, entra en el mercado (Winger y Wall, 2006]. Aunque la empresa «Ameadella Pastelarias» es una pequeña empresa, nos encontramos la relación entre los componentes de capital intelectual y la innovación de productos. La relación entre la empresa y sus clientes y sus proveedores, la cultura de la empresa y la actitud hacia la innovación y el cambio y la confianza otorgada por la organización a sus empleados resultó importante para la creación de nuevos productos.
Since the last few years that there have been many changes in society, bringing new challenges and uncertainties in economic, political, cultural and ethical, speaking thus the emergence of a new era, called by the knowledge era, where tangible assets (physical) companies are no longer sufficient to guarantee benefits, making them less competitive, causing companies realize that they are intangible assets that pass to give value to its products and services (Cabrita, 2009). Within this new society there will be a greater need for knowledge to be considered as an important asset, and the main feature of the economy (Drucker, 1993) As in all industries, the food industry product innovation is considered vital to their survival, where if there are gaps in innovation, the company will only be able to compete in terms of prices, a situation that favors companies that have access to 'inputs' cheaper (land, employees, etc..), however this strategy of low costs can have unexpected effects on the economy, while other countries with lower cost structure, enters the market (Winger and Wall, 2006]. Although the company «Ameadella Pastelarias» is a small company, we found the relationship between intellectual capital components and product innovation. The relationship between the company and its customers and its suppliers, the company culture and attitude towards innovation and change and the confidence granted by the organization to its employees proved important for the creation of new products.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações: Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1217
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago_Neveda.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.