Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1280
Title: O papel do design na comunicação de produtos
Authors: Aparo, Ermanno
Barreiros, Helder Duarte Pereira
Keywords: Design process vs metodologia
Comunicacional
Imagem vs serviço
Valores da marca vs produto
Storytelling
Experiências vs identidade
Design process vs communicational methodology
Image vs service
Brand value vs product
Experience vs identity
Issue Date: 6-Mar-2015
Abstract: A presente investigação parte da necessidade de encontrar novas estratégias comunicacionais através do design e da imagem para o consumidor do século XXI. Neste estudo pretende estabelecer-se uma metodologia através da qual seja possível, partindo de uma análise dos valores da empresa e dos seus produtos, veiculá-los para o potencial consumidor. Hoje, a imagem assume-se cada vez mais como um fator de extrema importância para as marcas e para os consumidores. Neste sentido, pretende-se estabelecer um meio de comunicação através desta que veicule a informação de forma eficiente e estratégica de um para o outro. Pretende-se que, através da fotografia realizada utilizando a reflexão projetual do design se possa criar emoção no potencial consumidor de forma que esta possa levar à aquisição do produto. Assim, numa primeira fase a presente investigação debruça-se sobre uma análise de dois exemplos de trabalhos comunicacionais que têm uma abordagem próxima daquela que se pretende ilustrar. Numa segunda fase avança-se para a aplicação da metodologia encontrada, iniciando-se com uma fase de estudo detalhada de uma empresa ainda em estado embrionário (Quansary), passando-se para a análise do produto que se pretende comercializar (Maria’s shoes) e por fim para a estratégia comunicacional desenvolvida. Com a presente investigação pretende-se validar o relacionamento entre o design process e a fotografia, no sentido de encontrar uma metodologia comunicacional que possa satisfazer as necessidades das empresas e dos consumidores atuais.
This investigation comes from the need to find new communication strategies through design and image to reach the XXI century consumer. This study aims to establish a methodology by which it is possible, starting from an analysis of the individual values of the company and its products, to convey them to the potential consumers. Today, the image becomes a factor of great importance for brands and consumers. In this sense, we intend to establish a communication medium through which this information is efficiently and strategically passed from one to the other. It is intended that, through photography performed using the projetual reflection of design, emotion can be created in the potential consumer so that it can lead to purchase. Thus, the present research starts by focusing on an analysis of two examples of communication which follow a similar approach to the one this work intends to illustrate. In a second phase we advance to the application of the methodology found, starting with a phase of detailed study of a company still at the embryonic stage (Quansary), moving to the analysis of the product intended to be traded (Maria's shoes) and finally to the communicational strategy developed. This research aims to validate the relationship between design process and photography in order to find a communicational methodology that can meet the needs of businesses and current consumers.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1280
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helder_Barreiros.pdf21.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.