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Title: Design e produção: uma aplicação do design numa atitude produtiva de cultura de fábrica aberta
Authors: Oliveira, Pedro Miguel Lima Freire de
Advisor: Ribeiro, Manuel
Soares, Liliana
Keywords: Lugar;Transferência cultural;Identidade;Sistema de produto;Place;Cultural transfer;Identity;Product system
Issue Date: 9-Mar-2015
Abstract: A presente investigação surge da necessidade de criar conexões entre a indústria cerâmica e a cultura local, nomeadamente desenvolvendo um sistema de componentes de base artesanal e económico, por meio do design. O projecto/tese teve como objectivo a concepção de uma linha ‘madre’ em que a cerâmica é o material preponderante, assente na reutilização dos componentes que constituem o património da empresa Vianagrés. Pretendeu-se conferir identidade à empresa, quer criando um sistema de produto com as formas, as pegas e o corpo base das peças, quer associando novos materiais, conferindo-lhes uma identidade mais moderna, mais pop. Este projecto/tese propôs-se também desenvolver uma nova imagem gráfica assente em motivos e temáticas etnográficas diferentes, que suportem a identidade que a linha pop quer transmitir. No final, com este projecto/tese pretende-se fomentar métodos de produção semi-industrial, por meio do design, associando novos materiais e transferindo valores de um contexto para outro. Por um lado, espera-se alcançar um produto final moderno e apelativo que consiga responder às necessidades do mercado, podendo assim tornar a Vianagrés numa empresa competitiva e em constante expansão. Por outro lado, espera-se que esta acção de experimentação desencadeie uma transferência de conhecimento, reforçando as capacidades profissionais, propondo significados diferentes e espontâneos e criando novas oportunidades de mercado para a empresa.
This research arises from the need to create connections between the ceramic industry and the local culture, including developing a system based on artisanal and economic components, through design. The project / thesis aims to design a 'womb' line in which the ceramic is the predominant material, based on the reuse of the heritage Vianagrés company components. It was intended to give identity to the company, either by creating a product forms system, the handles and the base body parts, or associating new materials, giving them an identity more modern, more pop. This project / thesis-also proposed the development of a different new graphic image based on ethnographic and thematic motifs, supporting the identity that the pop line wants to convey. In the end, this project / thesis aims to foster of semi-industrial production methods, through the design, combining new materials and changing values from one context to another. On the one hand, it will be expected to achieve a modern and appealing final product that can answer to the market requests, and convert the Vianagrés as a competitive company and in continuous expansion. Moreover, it is expected that this experimental-action triggering the knowledge transfer, firming the professional capacities, proposing different and spontaneous meanings and creating new market opportunities for the company.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1282
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

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