Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1314
Title: Mudar padrões de comportamento : o que a educação pode fazer para o turismo
Other Titles: Changing behavioral patterns : what education can do for tourism
Authors: Brysch, Thomas Paul
Arzumanov, Tarlan
Keywords: Turismo e média sociais
Desenvolvimento da qualidade no turismo
Poluição pessoal do ambiente
Campanha educacional
Tourism and social media
Developing quality in tourism
Personal pollution of the environment
Educational campaign
Issue Date: 25-Jul-2012
Abstract: Ainda não houve um projeto de investigação sobre o impacto de poluição pessoal em turismo, mesmo assim alguns países como Malásia e Indonésia e outros reportam que a falta de limpeza estar a causar um impacto negativo no crescimento do turismo. Este projeto propõe-se a realizar e descobrir oportunidades de influenciar hábitos comuns de poluição na população, que afetam negativamente o desenvolvimento do turismo na Azerbaijão. Um outro objetivo importante é usar instrumentos de média social para realizar o projeto, nomeadamente, endereçar o público alvo, para envolve-lo ativamente no projeto e angariar dados. Uma investigação intensiva foi realizado para começar a perceber os hábitos de poluição de população. Inquérito foi realizado para angariar dados empíricos para o projeto. Um grupo em Facebook foi criado para o público alvo poder contribuir com ideias/histórias para a produção de uma "estória" (vídeo). Um segundo inquérito foi realizado para avaliar o impacto da história. O resultado imediato mais importante de projeto é de que os jovens importamse com a poluição pessoal e estão dispostos para tomar medidas para desenvolver o turismo. Um outro resultado é de que os instrumentos de média social são uma plataforma favorável para a realização de projetos, como este, uma vez que envolvem e empenham o seu público alvo.. Em conclusão, este projeto é um ponte de partida que, com esperança, vai preparar o terreno para mais investigações neste campo. Como o provérbio diz “pequenos pingos fazem o oceano”.
There has been no research up to day on the impact of personal pollution on tourism, though some countries like Malaysia, Indonesia and others reported on the negative impact the lack of cleanliness is having on the tourism growth. This project has been conducted to find out the opportunities on how to impact the personal pollution habits of the population of Azerbaijan to develop tourism rather than changing them. Another important objective is taking advantage of the social media tools to carry out the project, namely reaching the target population, getting them engaged in the project, having them contribute, and online data collection. Intensive desktop research has been conducted to gain an insight into the personal pollution habits of the population. Survey has been conducted to collect the empirical data for the project. Facebook group has been created to get the target population engaged in the project through contributing ideas/stories for video. Second survey has been conducted to measure the effectiveness of the chosen story and conclusions have been drawn. The most important finding of the project is that the youths do care about the personal pollution and are willing to take actions to fight it to develop tourism. The results of the project also conclude that social media tools are a great platform to carry out projects, to reach and to impact the targeted audience. In conclusion, this project is a little drop which is hopefully going to give rise to the further research/projects into the field. As proverb says “Little drops make an ocean”
Description: Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1314
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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