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Title: Gestão da qualidade em laboratórios clínicos
Authors: Fernandes, Paulo
Gomes, Maria Adelina
Veiga, José Miguel
Fortunato, Ana Rute Areias
Issue Date: 13-Jul-2011
Abstract: A Acreditação, enquanto reconhecimento formal da competência de um laboratório para a realização de ensaios, tem ainda implicações ao nível do aumento de confiança da sociedade nos serviços prestados. No entanto, apesar da existência de uma norma específica para acreditação de ensaios no sector das Análises Clínicas, a sua difusão e adopção em Portugal é ainda muito limitada. Assim, o objectivo central do presente trabalho é analisar de que forma os laboratórios clínicos enfrentam o desafio da melhoria da qualidade e como a relação entre estes e os principais stakeholders fomentam ou condicionam essa caminhada. Os resultados de um questionário mostram que os laboratórios clínicos recorrem a iniciativas de melhoria da qualidade para procurarem níveis elevados de qualidade e beneficiarem das vantagens do reconhecimento dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Contudo, não é previsível que o lento aumento do número de laboratórios clínicos com acreditação em Portugal venha a sofrer modificação a curto prazo, pelo menos caso não haja obrigatoriedade de implementação da norma para este sector de actividade, prendendo-se sobretudo com falta de recursos humanos e financeiros. A existência de uma consciencialização pelo corpo clínico e utentes acerca da problemática da qualidade, realçando a importância da fiabilidade dos resultados emitidos pelo laboratório clínico, foi ainda apontada num estudo de caso.
Accreditation, as a formal recognition of competence of a testing laboratory, has also implications for the increase of society´s trust in the services provided. However, despite the existence of a specific standard for accreditation of testing in the field of Clinical Analysis, its dissemination and adoption in Portugal is still very limited. Thus, the main purpose of this study is to examine how clinical laboratories face the challenge of quality improvement and how the relationship between these and the main stakeholders encourage or restrain this hike. The results of a questionnaire indicate that clinical laboratories rely on quality improvement initiatives to seek high levels of quality and benefit from the advantages of recognition of its Quality Management Systems (QMS). However, it´s not expected that the slow increase in the number of clinical laboratories with accreditation in Portugal will suffers modification in a short time, at least if there is no requirement for implementation of the specific standard for this sector of activity, mainly due to the lack of human and financial resources. The existence of an awareness by the clinical staff and clients about the issue of quality, enhancing the reliability of the results issued by the clinical laboratory, was also pointed in a case study.
Description: Mestrado em Gestão da Qualidade em Laboratórios na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1316
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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