Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1340
Title: Estudos preliminares para o desenvolvimento de um novo produto
Authors: Vaz-Velho, Manuela
Pinheiro, Rita
Pinheiro, Carla Margarida da Silva
Issue Date: 27-May-2011
Abstract: Este projecto, conducente ao grau de Mestre em Inovação e Empreendedorismo na Indústria Alimentar, tem como principal objectivo o estabelecer de uma estratégia de desenvolvimento de um novo produto micronizado à base de sardinha ou de ovas de sardinha, em termos comerciais designado como “tipo caviar”. No primeiro capítulo é apresentado um levantamento bibliográfico sobre a indústria conserveira em Portugal e são caracterizados dois dos principais produtos do sector: a sardinha e biqueirão anchovado (Engraulis spp.), matérias-primas base para o novo produto a ser desenvolvido. Como se trata de um produto micronizado semelhante ao caviar e associado à “cozinha molecular” foi feito um levantamento sobre o aparecimento e a evolução deste tipo de cozinha, bem como descritos os principais aditivos alimentares, suporte das suas diversas receitas. É ainda apresentada uma introdução teórica ao marketing estratégico suporte para o desenvolvimento de um novo produto. No segundo capítulo, desenvolvimento experimental, descrevem-se as diversas etapas efectuadas até ao lançamento no mercado do micronizado de ovas de sardinha: testes experimentais preliminares, formação especializada, estudo de mercado (elaboração e análise de um inquérito para estabelecimento do consumidor-alvo preferencial e do posicionamento específico do produto no mercado) concepção do produto, desenvolvimento de embalagem, fixação de preços, escolha dos canais de distribuição, elaboração de estratégia de comunicação e de promoção. A formulação da estratégia e plano de Marketing do produto implicou estudos prévios que incluiram um diagnóstico interno que identificou os pontos mais fortes e fracos da empresa face aos seus concorrentes e um diagnóstico externo que permitiu detectar as oportunidades e ameaças do contexto que envolve a empresa, analisando as tendências do mercado, os comportamentos de consumo e de compra, as motivações e critérios de escolha dos compradores, a distribuição e a concorrência. Assim foi também elaborado o Plano Estratégico da empresa para o ano de 2011.
This Project leading to the degree of master in innovation and entrepreneurship in the food industry has the main purpose of establishing a strategy for the development of a new product prepared with sardine or sardine roes, commercially named as “like caviar”. The bibliographic review corresponds to the first chapter where the evolution of the canning industry in Portugal, as well the description of two products, sardine and salt/cured Engraulis spp., the raw materials used for the product being developed, are also described. As it is a micronized product, linked to the molecular cuisine, a review regarding the birth and evolution of this type of cuisine and the main food additives used in its various recipes was performed. The strategy of marketing which supported the development of this new product is also described. The second chapter, corresponding to the experimental part of the work, describes the various steps leading to the launching of the product made from the sardine roes. They consisted of experimental preliminary tests, specific training, market evaluation (with the development of a questionnaire leading to ascertain the target consumer), preparation of the product, packaging development, price determination, and choice of the publicity channels. As part of the marketing strategy for launching the new product, the company strategic plan for the year of 2011 was also elaborated
Description: Mestrado em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1340
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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