Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1344
Title: Eyewear : um projeto entre design e materiais para uma visão dilatada dos processos produtivos
Authors: Vieira, Joana Rita Félix
Advisor: Soares, Liliana
Abrantes, João
Keywords: Imagem;Identidade;Lugar;Materiais;Artesanal vs Industrial;Image;Identity;Place;Materials;Handmade vs. Industrial
Issue Date: 13-May-2015
Abstract: Esta investigação pretende, por meio do design, desenvolver um sistema de óculos portador de identidade portuguesa, cruzando a produção artesanal com a produção industrial. O âmbito dos acessórios de moda é um sector em constante desenvolvimento e expansão que procura acompanhar a transformação do indivíduo numa sociedade em permanente metamorfose. De forma a acompanhar este fenómeno, é pertinente aprofundar o impacto que os óculos têm como elemento de distinção cultural do comportamento humano, bem como análise a Portugal como elemento identificador de cultura. É pretendido explorar a cultura material e imaterial de Portugal de forma aplicar valores que a identifiquem e que confiram singularidade ao produto final. A primeira fase analisa elementos identitários referentes à imagem que Portugal transmite ao estrangeiro, bem como, o seu impacto na sua própria cultura e história. A análise a produção artesanal e semi-industrial é procurada numa segunda fase, de forma a criar uma rede de contatos que se traduzam em parcerias importantes para a valorização e exaltação de todas as partes do processo. Finalmente, esta investigação pretende combinar métodos de produção semi-industrial que cruzam saberes entre a cultura do projecto e a cultura do fazer através da reflexão projetual do design. Pretende-se alcançar uma investigação orientada para os detalhes de um produto portador de cultura.
This investigation intents, by the medium of design, to develop a eyeglass system, that carries the Portuguese cultural identity cross matching the manufacturing with industrial production. Fashion accessorize is a expanding branch that seeks to pair up the transformation of the individual in a society that is constantly changing. In order to keep up this phenomenon is imperial to study the impact that glasses have as an element of cultural distinguish of human behavior as well as to analyze Portugal as a element of cultural identity. We aim to explore the material and immaterial Portuguese culture as a way to establish values that identify the unique singularity in the final product. First step is to analyze identity elements regarding the image that Portugal project aboard, as well, as their impact in its own culture and history. The analysis of manufacturing and semi-industrial production is seek on a second stage, in a way to create a network of contacts that translates an important partnership to the value and elevation of all the parts of the process. Finally, this investigation aims the combination of production methods of semi-industrial production that cross knowledge’s between the culture of the project and the culture of doing through reflection of design. It is intended to achieve a research-oriented to the details of a product carrier of culture.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1344
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

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