Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1366
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dc.contributor.advisorSaraiva, Linda Maria Balinha-
dc.contributor.authorMarinho, Daniela Fernandes-
dc.date.accessioned2015-11-18T13:57:06Z-
dc.date.available2015-11-18T13:57:06Z-
dc.date.issued2011-12-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1366-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractNo âmbito da prática profissional inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar efectuou-se um estudo exploratório de natureza quantitativa com o objectivo de analisar se as crianças no final da etapa pré-escolar atingem as metas de aprendizagem no domínio da expressão motora propostas recentemente pelo Ministério da Educação. Para o efeito, vinte e duas crianças de um Jardim-de-infância do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, com idade compreendida entre os cinco e seis anos idade foram avaliadas através de uma grelha de observação previamente construída com base nas metas de aprendizagem. As crianças foram avaliadas em três subdomínios motores: perícia e manipulações, deslocamentos e equilíbrios, e jogos. De uma forma global, os resultados do estudo apontam que a maioria das crianças atingiram as metas de aprendizagem, no entanto, revelaram dificuldades no subdomínio de perícia e manipulações, nomeadamente nas habilidades de lançar e agarrar uma bola grande perto do solo e pontapear uma bola com precisão utilizando o pé não dominante. As crianças apresentaram elevadas taxas de sucesso no subdomínio deslocamentos e equilíbrios (entre 81.8% e 100%), e no subdomínio de Jogos (100%). Os rapazes apresentaram uma melhor prestação ao nível das habilidades de lançar, agarrar e pontapear. Os resultados deste estudo reforçam que no período pré-escolar é fundamental desenvolver sessões de motricidade infantil de forma sistemática, com intencionalidade educativa e concebida de uma forma integrada com as outras áreas de conteúdo.por
dc.description.abstractRegarding to professional practice, it was developed an exploratory and quantitative study to examine if children at the end of the preschool reach the motor learning goals, recently proposed by Ministry of Education. A sample of twenty-two children aged five and six years old from one kindergarten at Monte Ola group school, were evaluated using an observation scale previously done based on learning goals by Ministry of Education. The children were assessment in three motor domains: object manipulations, locomotion, stationary skills and games. The results of the present study indicate that most children have reached the learning goals; however they showed difficulties in some motor tasks, mainly in object manipulations such as throwing and catching a big ball near the ground and kicking a ball with precision using the non-dominant foot. Children showed higher performances in the locomotion and stationary skills (ranged 81.8% to 100%) and in games (100%). Boys showed better performance in object manipulations skills. This study reinforces that it is essential to develop children's motor skills through the preschool age with educational intention integrating with other content areas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMetas de aprendizagempor
dc.subjectExpressão motorapor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectLearning goalspor
dc.subjectMotor expressionpor
dc.subjectPreschool childrenpor
dc.titleAs metas de aprendizagem no âmbito da expressão motora : um estudo exploratório com crianças de cinco e seis anospor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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