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Title: Resolução de problemas de processo na educação pré-escolar
Authors: Barbosa, Ana Cristina Coelho
Costa, Helena Maria Braga da
Keywords: Educação pré-escolar
Matemática
Resolução de problemas
Estratégias
Dificuldades
Preschool education
Mathematics
Problem solving
Strategies
Difficulties
Issue Date: 21-Jul-2011
Abstract: O presente estudo, integrado no âmbito da investigação em educação matemática, tem como principal objectivo compreender a forma como crianças do ensino pré-escolar resolvem problemas de processo. Para estudar este problema, foram estabelecidas duas questões de investigação: (1) quais as estratégias utilizadas pelas crianças na resolução de problemas de processo?; (2) quais as dificuldades evidenciadas pelas crianças na resolução de problemas de processo? Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, nomeadamente pelo design de estudo de caso, caso que foi construído com base no grupo de crianças do contexto da Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas usadas para a recolha de dados foram a observação participante, a realização de entrevistas, gravações áudio e vídeo e a recolha documental. Para concretizar esta investigação foi elaborada uma proposta pedagógica, enquadrada na Prática de Ensino Supervisionada II, que foi desenvolvida ao longo de um mês e que implicou a implementação de quatro tarefas. Através da análise dos dados, foi possível verificar que as crianças estavam motivadas para a resolução de problemas de processo, tendo utilizado diversas estratégias, no âmbito da categorização adoptada neste estudo, potenciadas pelas tarefas implementadas, que também permitiram a mobilização de conhecimentos prévios de natureza diversa. No entanto, também evidenciaram algumas dificuldades, que incidiram principalmente na fase de compreensão dos problemas e na comunicação da sua forma de pensar, através dos registos.
This study, related to mathematics education research, has the main objective to understand how preschool children solve process problems. To study this problem, we established two research questions: (1) which strategies are used by preschool children when solving process problems?, (2) which difficulties are identified in preschool children when solving process problems? In this study we chose a qualitative methodology and a case study design, the case was built based on the group of children related to the context of the Supervised Teaching Practice. The data collection techniques used were participant observation, interviews, audio and video recordings and collection of documents. To carry out this research, we designed a didactical proposal, framed by the Supervised Teaching Practice, which was developed over one month and involved the implementation of four tasks. Through the data analysis, we found that children were motivated to solve process problems, having used different strategies within the categorization applied in this study, enhanced by the tasks implemented, which also allowed the mobilization of diverse previous knowledge. However, it also showed that the children had some difficulties, which focused mainly in the phase of understanding the problems and in communicating their thinking, in writing.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1367
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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