Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixoto, Ana Maria Coelho de Almeida-
dc.contributor.authorFontão, Cláudia Isabel Machado-
dc.date.accessioned2015-11-18T14:23:39Z-
dc.date.available2015-11-18T14:23:39Z-
dc.date.issued2011-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1369-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste estudo enquadra-se num relatório final de prática de ensino supervisionada incidindo sobre a educação pré-escolar. A sua problemática recai sobre a análise da aprendizagem das ciências por crianças, recorrendo a actividades lúdicas, apresentadas de forma criativa. O modelo de ensino criativo das ciências subjacente, parte do pressuposto de que a aprendizagem das crianças pode ser melhorada se estas não forem meras receptoras de informação. Neste contexto, apostou-se no factor surpresa em que todas as actividades propostas às crianças eram diferentes das anteriores, fascinantes aos seus olhos, despertando-lhes o interesse e curiosidade, e motivando-as para a realização da actividade seguinte. Para a concretização deste estudo foi formalizada uma questão de investigação “Será que a abordagem criativa das ciências promove a aprendizagem das ciências em crianças de quatro e cinco anos?” e definidos três objectivos: apresentar actividades lúdicas relacionadas com as ciências, que promovam a aprendizagem das crianças; estimular a aprendizagem das ciências em crianças de quatro e cinco anos; avaliar até que ponto as crianças de quatro e cinco anos aprendem de forma lúdica, conceitos relacionados com as ciências. A temática escolhida para esta abordagem foi “o ar”, por ser uma substância invisível e despertar o interesse das crianças. Como metodologia optou-se por uma investigação-acção. Os participantes do estudo foram 17 crianças de um Jardim-de- Infância, do Agrupamento de Monte da Óla, do concelho de Viana do Castelo, numa sala de crianças de quatro e cinco anos. Os resultados do estudo indicaram que as actividades criativas propostas foram promotoras de aprendizagens, para a maioria do grupo. Como o sucesso de uma actividade se avalia pelo envolvimento activo das crianças nas actividades e pelas aprendizagens realizadas, constata-se que as crianças adquiriram conceitos relacionados com o ar e conseguiram pensar cientificamente, demonstrando-o através de comunicações claras e coerentes das suas explicações inerentes a cada actividade. Os resultados permitiram, ainda, constatar não haver uma relação directa entre a idade das crianças e as suas aprendizagens.por
dc.description.abstractThis study is framed in a final report of teaching practice supervised happening about the preschool education. Its problem relapses on the analysis of the learning sciences for children, going through playful activities, presented in a creative way. The model of creative teaching of the underlying sciences breaks of the presupposition that the children's learning can be gotten better if these are not mere receptors of information. In this context, it was bet in the surprise factor where all of the actividades proposed to the children were different from the previous ones, fascinating to their eyes, waking up their interest and curiosity, and motivating them for the accomplishment of the following activity. For the materialization of this study an investigation subject was formalized: "Will the creative approach of the sciences promotes the learning of the sciences in four five year-old children?" and defined three targets: present playful activities related with the sciences to promote the children's learning; stimulate the learning of sciences in four five year-old children; evaluate what the four or five yearold children learn, in a playful way, concepts related with the sciences. The chosen theme for this approach was "the air", for being an invisible substance and waking up the children's interest. This methodology the choice for this action-investigation: The participants of the study were 17 children of a Garden-of-childhood, of the Grouping of Monte of Óla, in the county of Viana do Castelo, in a room of four five year-old children. The results of the study indicated that the proposed creative activities was promoters of learnings, for most of the group. As the success of an actividade is evaluated by the children's active involvement in the activities and for the accomplished learnings, it is verified that the children acquired concepts related with the air and they got to think scientifically, demonstrating him/it through clear and coherent communications of their inherent explanations to each activity. The results allowed, still, to verify that there is no direct relationship between the children's age and their learnings.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiência criativapor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectActividades práticaspor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectCreative sciencepor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectPractical activitiespor
dc.subjectNarrativepor
dc.titleA ciência criativa do pré-escolar : a temática do arpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Fontao.pdf883.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.