Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1371
Title: A heterogeneidade etária na sala de actividades do jardim-de-infância
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Oliveira, Carina Sofia Noronha
Keywords: Heterogeneidade
Interacção e educação pré-escolar
Heterogeneity
Interaction and pre-school education
Issue Date: 30-Nov-2011
Abstract: Este estudo consiste na análise da questão da heterogeneidade etária na sala de actividades do Jardim-de-Infância. Através da prática de estágio numa sala de Jardim-de-Infância de Meadela - Viana do Castelo, a investigadora recolheu evidências que a elucidaram acerca das vantagens e desvantagens de trabalhar com um grupo de crianças heterogéneo. Neste estudo estiveram envolvidas vinte crianças, cujas idades variavam entre os três, quatro e cinco anos de idade e onde constava uma criança portadora de Necessidades Educativas Especiais. Utilizando a abordagem do Estudo de Caso, foram aprofundados os conhecimentos acerca desta temática e analisados determinados momentos em que a heterogeneidade se revelava um factor preponderante no desempenho das crianças e nas suas escolhas. Recorrendo a uma metodologia predominantemente qualitativa, sustentada numa observação registada em notas de campo e em audiovisual, entrevistas informais e focada em determinados momentos do dia como as áreas de lazer, o recreio e os tempos de actividades sustentaram-se as conclusões acerca do tema. Com a realização deste estudo foi possível verificar-se que, a gestão da heterogeneidade na sala de actividades depende, em grande parte, do papel do educador. O educador deve estimular diversos momentos de interacção de grupo entre as crianças e proporcionar actividades em que se fortaleçam os laços de amizade entre o grupo. Apesar de gerir a intervenção em função de cada faixa etária ser uma tarefa árdua para o educador, este não deve cingir-se à idade da criança, uma vez que o seu nível cognitivo pode não estar inteiramente relacionado com a sua idade. O educador deve preocupar-se em conhecer bem o grupo e as suas características individuais. Através da implementação de algumas estratégias de sala e do trabalho de grupo poderá tornar-se a heterogeneidade um factor vantajoso na sala de actividades.
This study consists of the analysis of the heterogeneity age question in the kindergarten classroom. While taking a training post in the kindergarten of Meadela – Viana do Castelo, the investigator gathered proof that made clear for her the advantages and disadvantages of working with a heterogeneous group of children. There were twenty children involved in this study, with ages between three and five years, and a child with special education needs. Using the study case approach, the knowledge on this topic was improved and some moments of heterogeneity preponderance in the children´s performance and choices were enclosed. Employing mostly a qualitative methodology, sustained by a written and filmed observation, by informal interviews and focused on certain moments of the day such as leisure and playground time as well as activity time, the conclusions were able be taken. With this study it was possible to see that the heterogeneity management in the activities room depends mostly on the role of the educator. He should stimulate several moments of group interaction among the children and he should also provide activities that encourage friendship bonds among the group. Although it is difficult for the educator to manage the intervention according to each different age group, he should not limit it to the child´s age, once his cognitive standard way not be entirely related to his age. The educator should worry about getting to know the group and their individual characteristics very well. With the use of some strategies in the classroom and of group work, the heterogeneity could become an advantageous element in the activity room.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1371
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carina_Oliveira.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.