Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1372
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPortela, José Henrique da Costa-
dc.contributor.authorBrito, Cátia Martins-
dc.date.accessioned2015-11-18T16:37:34Z-
dc.date.available2015-11-18T16:37:34Z-
dc.date.issued2011-10-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1372-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste estudo de investigação ocorre no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, direccionada para o domínio das tecnologias de informação, em particular sobre o computador na educação pré-escolar. Pretende-se compreender/perceber qual a utilidade e conhecimento das crianças diante o computador, de modo a obter resposta à questão formulada, introduzir ou não computador no ensino pré-escolar?. Optou-se por estruturar o estudo em cinco capítulos que se complementam e dão sentido lógico ao mesmo. O primeiro capítulo diz respeito ao enquadramento do estudo, onde é apresentado a pertinência, justificação, o problema, a questão e organização do estudo. O segundo capítulo diz respeito à fundamentação teórica, onde é contemplada a integração das TIC no Jardim-de-Infância, papel do educador, problemas consequentes na utilização do computador, ergonomia e contributo dos computadores para a aprendizagem na Infância. No terceiro capítulo explicam-se as opções metodológicas, desenvolvendo o estudo em torno de um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu no Jardim-de-Infância da Meadela, sala 2, com vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os quatro e seis anos. As técnicas de recolhas de dados utilizadas para este estudo foram: observação participante acompanhada por guiões, entrevista semi-estruturada à Educadora, questionário semi-estruturado às crianças, registos de observações, gravações vídeo e fotográfico, e, por último, análise documental. No quarto capítulo é apresentado a análise e interpretação dos dados. Verifica-se que, a área do computador é utilizada quando as crianças vão para as áreas de interesse, sendo a mais seleccionada nesses momentos, mas tem de existir uma boa organização por parte da Educadora para que todas possam ter oportunidade de explorá-la. A maior parte das crianças demonstram conhecimento e à vontade no computador, dependendo do sexo e ou da idade. Por fim, no quinto capítulo, apresentam-se as conclusões do estudo.por
dc.description.abstractThis research study is under the Supervised Practice Teaching, directed to the field of information technology, in particular the use of the computer. You want to understand / realize what is the use and knowledge of children on the computer in order to receive an answer to the question asked, or not to introduce computer in pre-school? The study was structured in five chapters that complement and make logical sense to it. The first chapter concerns the framework of the study where is presented where the relevance, justification, problem, question and study organization. The second chapter concerns the theoretical foundation, where it is contemplated the integration of ICT in the kindergarten, role of educator, consequential problems in computer use, ergonomics and contribution of computers to learning in childhood. In the third chapter we explain the methodological options, i.e., the study is developed around a qualitative case study. Data collection occurred in the kindergarten of Meadela, Room two, with twenty-five children aged between four and six years. The data collection techniques used for this study were: participant observation accompanied by a, semi-structured interview to educator, semi-structured questionnaires to the children, records of observations, video recordings and photographic and, finally, documentary analysis. In the fourth chapter we present the analysis and interpretation of data. We can conclude that the computer area is used when the kids go to the areas of interest, the most selected at this time, and that there must be a good organization by the educator so that all children had the opportunity to explore it. Most children demonstrate knowledge and look comfortable on the computer, depending on the sex or age. Finally, the fifth chapter presents the findings of the study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComputadorpor
dc.subjectEnsino pré-escolarpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectComputerpor
dc.subjectPre-schoolpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectLearningpor
dc.titleO computador no pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catia_Brito.pdf2.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.