Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1374
Title: O desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar : um estudo no domínio lexical
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Seixas, Ana Filipa dos Santos Albino
Keywords: Desenvolvimento da linguagem oral
Domínio lexical
Definição verbal
Definição nominal
Educação pré-escolar
Development of oral language
Domain lexical
Verbal definition
Nominal definition
Pre-school education
Issue Date: 26-Oct-2012
Abstract: O presente trabalho incide na avaliação da oralidade das crianças. Escolhi este tema pois considero que é uma temática muito interessante de ser estudada e, uma vez que são crianças pequenas, necessitam de ser estimuladas a este nível. O grupo de crianças com quem trabalhei é heterogéneo, composto por 22 crianças, das quais 12 são meninas e 10 meninos, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Algumas destas crianças estavam a frequentar a educação pré-escolar pela primeira vez, portanto o grupo estava em níveis de desenvolvimento diferentes. Este estudo teve como principal objetivo desenvolver a oralidade das crianças relativamente ao Domínio Linguístico Lexical, concretamente ao nível da Definição Nominal e à Definição Verbal. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e utilizando-se as seguintes técnicas para recolha de dados: observação participante, registo fotográfico, vídeos e trabalhos de registo da criança. A recolha de informação foi efetuada a partir de um percurso pedagógico constituído atividades enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada II, implementadas entre março e maio de 2011. Foi realizada inicialmente uma avaliação inicial para verificar em que patamares as crianças se encontravam ao nível da linguagem oral, particularmente no Domínio Lexical. Seguidamente, ao longo das várias sessões, foram realizadas diversas atividades de forma a fomentar o desenvolvimento da linguagem neste domínio. No final foi realizado o mesmo subteste inicial de forma a perceber se tinha existido uma evolução por parte do grupo. Em suma, pode-se concluir que todo este estudo foi bastante pertinente uma vez que estimulou e desenvolveu o grupo a este nível, sendo notório de facto uma grande evolução na maioria das crianças. Na realização dos subtestes verificou-se que as crianças tiveram maior facilidade, apresentando, no entanto, melhores resultados, no subteste relativo à definição nominal do que no subteste da definição verbal.
The present work concerns the evaluation of children's oral language. I chose this topic because I believe it is a very interesting study area dealing with young children and they need to be encouraged at this level. The group of children I worked with is heterogeneous. It is composed of 22 children, of whom 12 are girls and 10 boys, aged 4 to 5 years old. Some of these children were attending preschool for the first time, so the group is at different levels of development. This study aimed to develop children's speaking skills, taking in consideration the Lexical Domain Language, concerning Nominal Definition and Verbal Definition. A methodology of qualitative research was preferred and the following techniques for data collection were used: participant observation; and photographic, video and work registers of the child. The data was collected during a teaching internship through various proposed activities within Supervised Teaching Practice II, implemented between March and May 2011. An initial assessment took place to determine at which levels of oral language the children were, particularly in the Lexical Domain. Then, during the various sessions, various activities were carried out in order to promote language development in this area. Towards the end, the initial test was performed once again in order to register an eventual evolution of the group. In short, it can be concluded that this whole work was indeed quite pertinent since it was a mean of stimulation and development for this group, at this level, and a significant evolution in the majority of the children was registered. Although the children showed very little difficulty while taking the tests, better results can be noted in the nominal definition sub-test than in the verbal definition sub-test.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1374
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Seixas.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.