Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1375
Title: Desenvolver o sentido de número na educação pré-escolar através de experiências integradoras
Authors: Barbosa, Ana Cristina Coelho
Moreira, Amélia Joana Pinto
Keywords: Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Conexões
Preschool education
Mathematics
Number sense
Connections
Issue Date: 24-Oct-2012
Abstract: Este Relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Integra três partes. A primeira refere-se à caracterização do contexto educativo, na segunda são descritas todas as fases relacionadas com a realização de uma investigação em contexto educativo e, por último, apresenta-se uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. No que refere à segunda parte do Relatório, o estudo realizou-se no contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, no domínio da matemática, e teve como principal objetivo compreender como se processa o desenvolvimento do sentido de número em crianças da educação pré-escolar, através de experiências de aprendizagem integradoras. Neste sentido, foram formuladas três questões de investigação: (1) Que aspetos do sentido de número podem ser mobilizados através de aprendizagens integradoras?; (2) Que dificuldades são apresentadas pelas crianças neste âmbito?; e (3) Como evoluem as crianças nestes contextos no que refere ao sentido de número? Considerando a natureza desta investigação, optou-se por um paradigma construtivista, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa, procedendo-se à realização de um estudo de caso, construído com base no grupo de crianças do contexto da Prática de Ensino Supervisionada II. Na recolha de dados recorreu-se a várias técnicas, entre as quais: observação, entrevistas semiestruturadas, gravações áudio e vídeo, registos fotográficos e documentos. A análise de dados possibilitou evidenciar conceitos mobilizados pelas crianças, dificuldades sentidas e a forma como o grupo evoluiu. Verificou-se que a exploração de situações próximas do quotidiano das crianças e outras relacionadas com diferentes áreas/domínios, facilitaram a utilização de diversas capacidades associadas ao sentido de número. Foram detetadas dificuldades relacionadas com a utilização da relação igual a, com a aplicação da contagem para trás e no reconhecimento e escrita dos numerais. Foi evidente que as experiências integradoras contribuíram para aprendizagens informais e significativas no âmbito do sentido de número, implicando a motivação, o interesse e envolvimento das crianças.
This Report was conducted In the Unit Course of Supervised Teaching Practice II (PESII), part of the Masters Course in Preschool Education. The document has three main parts. The first refers to the characterization of the educational context, the second part relates to the description of all the phases of the investigation developed in the educational context and, finally, the third part corresponds to a final reflection about the Supervised Teaching Practice (PES). Regarding the second part of the Report, the study took place in the context of the Supervised Teaching Practice II (PES II), in the domain of mathematics, and its main goal was to understand how the development of sense of number takes place in preschool children, through integrated learning experiences. In this sense, three research questions were formulated: (1) What aspects of number sense can be mobilized through integrated learning?; (2) What difficulties are present by children in this contexts?; and (3) How do children evolve in these contexts in terms of number sense?. Considering the nature of this research, the study was framed by a constructivist paradigm, following a qualitative approach, with a case study design, which was built based on the group of children of the Supervised Teaching Practice II (PES II) context. To collect data for this investigation various techniques were used, including observation, interviews, audio and video recordings, photographic records and documents. Data analysis highlighted concepts that children mobilized, difficulties they felt and how the group evolved. It was found that the explorations of problems close to the daily context of children and related to different curricular areas/domains facilitated the use of several abilities associated with number sense. Difficulties have been found in the use of the numeric relation equal to, with counting backwards and writing and recognition of number symbols. It was clear that integrated experiences contribute to informal and meaningful learning related to sense of number, implying motivation, interest and engagement of children.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1375
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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