Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1376
Title: O contributo dos contextos visuais para o desenvolvimento da contagem no pré-escolar
Authors: Barbosa, Ana Cristina Coelho
Ramos, Paula Alexandra Coutinho
Keywords: Educação pré-escolar
Sentido de número
Contagem
Contextos visuais
Pre-school education
Number sense
Counting
Visual contexts
Issue Date: 5-Nov-2012
Abstract: O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) integra a Unidade Curricular de PES II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Organiza-se em três partes, sendo que a primeira diz respeito à caracterização do contexto educativo, a segunda centra-se numa componente de investigação desenvolvida neste contexto, e, na última parte, é ainda apresentada uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. Refletindo sobre a Parte II do Relatório, O Estudo, procurou-se compreender de que forma os contextos visuais contribuem para o desenvolvimento da contagem com crianças em idade pré-escolar. Para enquadrar este problema, foram delineadas três questões orientadoras: (1) Que estratégias de contagem são utilizadas pelas crianças?; (2) De que forma evoluem?; e (3) Quais as dificuldades que evidenciam?. Neste sentido recorreu-se a uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, privilegiando um design de estudo de caso. Desta forma, elaborou-se uma sequência de cinco tarefas, implementadas no âmbito da PES II, que contemplaram diversos contextos visuais. A recolha de dados foi realizada através de técnicas como a observação participante, as entrevistas, as gravações áudio e vídeo, os registos fotográficos e os documentos. A análise dos dados permitiu evidenciar que as crianças foram capazes de mobilizar diferentes estratégias de contagem e incorporar novas abordagens, resultantes da exploração dos contextos apresentados. Foram também identificadas algumas dificuldades, relacionadas com a representação dos numerais e a preferência pela contagem um a um, em determinadas situações.
The Final Report of the Supervised Teaching Practice II (PES II) includes the Unit Course of PES II, from the Masters Course in Preschool Education. It is organized in three parts, the first one is concerned with the characterization of the educational context, the second focuses on a research component developed in this context and the final part provides a reflection about the Supervised Teaching Practice. Reflecting on Part II of the Report, the study aimed to understand how visual contexts contribute to the development of counting with preschool children. To reflect about this problem, three guiding questions were formulated: (1) What counting strategies are used by children?; (2) How did they evolve?; and (3) What difficulties do they present?. In this sense, the study was framed by a qualitative methodology, focusing on a case design study. Thus, it a sequence of five tasks was constructed and implemented within the PES II context, contemplating a diversity of visual contexts. Data collection was carried out using techniques such as participant observation, interviews, audio and video recordings, photographic records and documents. Data analysis showed that children were able to mobilize different counting strategies and incorporate new approaches, resulting from the exploration of the proposed tasks. Some difficulties were identified, related to the representation of number symbols and the preference of one by one counting, in certain situations.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1376
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula_Ramos.pdf2.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.