Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1377
Title: A abordagem da escrita na educação pré-escolar
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Morais, Ana Margarida Precioso
Keywords: Educação pré-escolar
Linguagem escrita
Abordagem da escrita
Early childhood education
Written language learning
Approach to writing
Issue Date: 11-Nov-2011
Abstract: O presente trabalho, integra-se nos estudos relativos ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças em idade pré-escolar e tem como principais finalidades compreender a forma como as crianças reagem a práticas intencionais de estimulação da linguagem escrita e aferir algumas aprendizagens relativas a este domínio de referência da língua. Neste sentido, foram definidos os seguintes objectivos: 1) perceber a receptividade das crianças face a uma metodologia de estimulação da descoberta da escrita; 2) perceber a apetência das crianças para o uso de diferentes instrumentos de escrita; 3) identificar se as crianças, no final da educação pré-escolar, escrevem de modo autónomo o seu nome; (4) identificar que letras do alfabeto Português as crianças, no final da educação pré-escolar, reconhecem; (5) identificar se as crianças no final da Educação Pré-Escolar produzem escrita silábica. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e utilizaram-se as seguintes técnicas para recolha de dados: observação participante, registo fotográfico, entrevistas não estruturadas, registos de avaliação cedidos pela educadora e trabalhos de registo da criança. A recolha de informação foi efectuada a partir de um percurso pedagógico constituído por tarefas e actividades,enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada II, implementadas entre Março e Junho de 2011. Como conclusão principal deste estudo podemos afirmar que o percurso pedagógico definido foi pertinente na motivação demonstrada pelas crianças para as actividades de abordagem do código escrito. Concluímos, ainda, que a maioria das crianças atingiu as Metas Finais 11, 12 e 13, relativas ao Reconhecimento e Escrita de Palavras. Tendo-se verificado, no entanto, relativamente à Meta Final 14: No final da educação pré-escolar, a criança produz escrita silábica, que apenas 2 de 18 crianças atingiram o objectivo.
This work is part of the studies on the development of children’s written language in early childhood and its main purposes are to understand how children react to intentional stimulation practices of written language and to assess language learning in such context. In order to accomplish these purposes, the following objectives were defined: 1) understand the receptivity of children according to a methodology of stimulation of the discovery of writing; 2) understand children’s ability towards different writing tools; 3) identify whether children, at the end preschool, are capable of writing their name in an autonomous way. 4) identify which letters of the Portuguese alphabet children identify at the end of preschool; 5) identify whether by the end of preschool children produce syllabic writing. A qualitative research methodology was chosen and data was gathered through the following techniques: participant observation, photographs, unstructured interviews, assessment reports provided by the children’s educator and the child’s work records. Data was collected through a pedagogical path consisting of tasks and activities, framed in a Supervised Teaching Practice II, implemented between March and June 2011. The main findings of this study were that the pedagogical path followed, regarding the activities proposed for approaching the written code, were adequate, according to the motivation demonstrated by the children. Most of the children accomplished the Final Learning Outcomes – 11, 12, and 13 – concerning Recognition and Writing of words. Nevertheless, considering the Final Learning Outcomes – 14 - “at the end of preschool a child can produce syllabic writing.” – only 2 out of 18 children accomplished the aim.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1377
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Morais.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.