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Title: Desenvolvimento motor da criança em idade pré-escolar : estudo exploratório com crianças de 4 e 5 anos
Authors: Ferreira, Ana Margarida Alves
Oliveira, Margarida Isabel Moutinho
Keywords: Desenvolvimento motor
Estádios de desenvolvimento motor
Habilidades motoras
Educação pré-escolar
Expressão físico motora
Motor development
Stages of motor development
Motor skills
Preschool education
Physical motor expression
Issue Date: 31-Jul-2012
Abstract: O presente projeto de investigação está dividido em 3 partes, sendo a primeira referente à caracterização do contexto onde se desenvolveu o estudo, a segunda à exposição e descrição da investigação em si e a terceira e última à reflexão final da Prática de Ensino Supervisionada II. O presente estudo desenvolveu-se num Jardim de Infância do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, concelho de Viana do Castelo. Pretendia-se avaliar o desenvolvimento motor da criança em idade pré-escolar, definindo o seu estádio de desenvolvimento motoras habilidades de corrida, salto a pé-coxinho, lançamento, receção e pontapear. Para a concretização do mesmo recorreu-se a uma metodologia quantitativa descritiva, tendo como participantes 21 crianças (12 do sexo feminino e 9 do sexo masculino) com a média de 4,1 anos. Foram, então, planificadas quatro sessões de Expressão Físico Motora que englobassem as habilidades anteriormente referidas. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação participante apoiada em registos visuais. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a uma grelha de observação anteriormente elaborada com base nos parâmetros enunciados por Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados demonstraram que na habilidade da corrida todas as crianças permanecem no estádio elementar; no salto a pé-coxinho verifica-se que 14 permanecem no estádio elementar, estando os restantes no estádio inicial. No lançamento, receção e pontapear estão presentes no estádio elementar 3, 6 e 8 crianças respetivamente. Considerando o estádio elementar, verifica-se uma maior taxa de sucesso na execução das habilidades locomotoras, ao invés das habilidades manipulativas. No que concerne à comparação entre sexos, em todas as habilidades, excepto na de pontapear, observa-se um maior número de participantes do sexo feminino no estádio elementar. Ao comparar os resultados das crianças de 4 e 5 anos, verifica-se que a maioria das crianças com 4 anos apenas se encontra no estádio elementar nas habilidades locomotoras. Por outro lado, e no que diz respeito às crianças com 5 anos, há uma permanência no estádio elementar em todas as habilidades, excepto na habilidade de pontapear. Na generalidade, os participantes deste estudo permanecem no estádio inicial, um estádio inferior ao enunciado pelos autores. Então, posteriormente à avaliação do desenvolvimento motor das crianças é necessário definir prioridades e objetivos com a principal finalidade de promover o desenvolvimento destas habilidades nas sessões de Expressão Físico Motora de forma a atingir a eficiência das mesmas e a colmatar as lacunas identificadas.
This research Project is divided into 3 parts, the first of which refers to the description of the context where the study has developed; the second part is related to the presentation and the research itself; the third and last part is a final reflection on the practice of supervised teaching II. The present study has taken place in a nursery school of the Assembly of Schools of Monte da Ola, in Viana do Castelo. Its purpose was to assess the development of motor functions in preschool children, defining their stage of motor development, running and hopping skills, throwing, catching and kicking. In order to test this project, a descriptive/quantitative methodology was used and 21 children (12 female and 9 male) of an average of 4.1 years old participated in the study. Four Physical Motor Expression sessions were planned. These sessions involved the skills mentioned before. A participant observation was chosen as a tool to gather data and it was supported by a visual registration. This data was analysedu sing an observation table previously produced according to Gallahue and Ozmun (2005) statements. Results have shown that, in what running skills are concerned, all the children belong to the elementary stage. Concerning throwing, catching and kicking 3, 6 and 8 children, respectively, are placed in the elementary stage. Considering the elementary stage, unlike the manipulating skills, there is a higher rate of success in locomotion skills. As for sex comparison, in every skill, except kicking, we can see a larger number of female participants in the elementary stage. Comparing the results of 4 and 5 year old children, we can confirm that, referring to locomotion skills, most of 4 year old children are in the elementary stage. On the other hand, and concerning 5 year old children, they correspond to the elementary stage in every skill, except kicking. In general, the participants in this study keep in the initial stage, a lower stage than it was stated by the authors. So, after the assessment of the children motor development, it is necessary to establish priorities and aims, having in mind the main purpose of promoting the development of these skills during the Physical Motor Expression sessions, in order to achieve their efficiency and fill in the identified gaps.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1378
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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