Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1379
Title: Os desenhos animados como recurso socioeducativo na educação pré-escolar
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Mimoso, Joana Maria Verde
Issue Date: 26-Jul-2012
Abstract: No presente estudo, procuramos trazer um contributo relativamente ao uso de um recurso já bastante antigo (enquanto imagem animada), mas hoje usado essencialmente como meio de entretenimento, que são os desenhos animados, refletindo e procurando mostrar a importância deste recurso que pode e deve ser considerado pedagógico-didático. Em seguida, será então apresentada a caracterização do contexto educativo em que foi desenvolvido este projeto, bem como um enquadramento global deste estudo. Na fundamentação teórica poderão encontrar ainda razões que nos levam a dar especial relevância ao uso dos desenhos animados e em que nos percebemos também que o Brasil dá já grande ênfase ao uso dos desenhos animados em sala de aula. Descreveremos aprofundadamente cada atividade que foi desenvolvida (num total de três) e quais os fins alcançados. Faremos ainda referência à metodologia adotada neste estudo, numa vertente qualitativa e de investigação-ação. Para terminar salientamos algumas considerações finais que pudemos tecer face ao desenvolvimento deste estudo e algumas sugestões que podem ser futuramente desenvolvidas, ficando ao critério de cada um, quais os desenhos animados a utilizar, uma vez que este recurso deve ser adaptado ao tipo de crianças que temos, seja no que diz respeito a idades, a dificuldades ou motivações. Esperamos em suma, ter dado com este estudo uma nova visão a educadores e a todos os agentes intervenientes no processo educativo que tenham curiosidade de o ler futuramente.
In this study we try to bring a contribution for the use of a resource quite old (as animated image), but now used mainly as a means of entertainment, that are cartoons, reflecting and trying to show the importance of this resource that can and should be considered of pedagogical-didactic use. In the following, it will be presented the characterization the educational context in which this project was developed, as well as a global framing of this study. In the theoretical basis we can still find reasons why we give special importance to the use of cartoons and we realize that Brazil already gives great emphasis to the use of cartoons in the classroom. We will describe in detail each activity that has been developed (of three) and what the purpose we achieved. We will still refer to the methodology adopted in this study, in a slope qualitative aspect of research and action. Finally we note some final thoughts that I could weave against the development of this study and some suggestions that can be further developed, leaving to the discretion of each, which the cartoon to be used, since this action must be adapted to the children we have, either with regard to age, the problems or motivation. We hope in resume, that this study has given a new vision for educators and all agents involved in the education process that have the curiosity to read it in the future.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1379
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana_Mimoso.pdf5.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.