Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1381
Title: Brincar "é uma coisa linda" : a voz das crianças em idade pré-escolar
Authors: Ferreira, Ana Margarida Alves
Neto, Marlene Neto
Keywords: Educação pré-escolar
Brincar
Áreas base de atividades
Recreio escolar
Preschool education
Play
Areas base activities
School recess
Issue Date: 17-Oct-2012
Abstract: No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizou-se, num Jardim-de-Infância do Agrupamento Vertical das Escolas do Monte da Ola, um projeto de investigação com o objetivo de perceber qual a importância de brincar no processo de aprendizagem das crianças em idade pré-escolar, bem como, aceder ao significado atribuído pelas crianças ao ato de brincar e às brincadeiras. Para o efeito, optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo. Os participantes neste estudo foram 22 crianças: 13 do sexo masculino e 9 do sexo feminino, com idade média de 5,36 anos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas estruturadas, realizadas de forma individual. Os resultados mostram que o ato de brincar é, para as crianças, uma atividade prazerosa. Algumas consideram o ato de brincar como sendo algo importante e realçam as relações sociais que se desenvolvem durante esta atividade, bem como, a importância dos pares. Há crianças que consideram aprender enquanto brincam, contudo outras consideram que durante as brincadeiras não aprendem já que nenhum adulto está presente ou porque percecionam o tempo para brincar como uma recompensa. Constatou-se, ainda, que a área base de atividade onde as crianças preferem brincar é a área dos jogos calmos, seguida da área das construções. A brincadeira no recreio revelou-se como um meio de explorar a imaginação, onde as crianças brincam com os amigos que lhes são mais próximos e desenvolvem as suas brincadeiras prediletas, atribuindo características próprias à brincadeira. Podemos verificar que através da brincadeira as crianças descobrem o mundo que as rodeia ao estar em contacto com os objetos. Em suma, pode-se concluir que este estudo permitiu constatar, junto das crianças, que o ato de brincar é uma forma de estabelecer relações e é importante para o seu desenvolvimento. O presente estudo está organizado em três partes. A parte 1 consiste na apresentação e caracterização do contexto educativo, a parte 2 é constituída pelo trabalho de investigação e a parte 3 pela reflexão final.
In the context of the Professional Practice II, included in the Master of Preschool Education, a research project aiming to understand the importance of play in the learning process of children in preschool, as well as to access to the meaning assigned to the act of playing and banter by children was held in the Kindergarten Vertical Group of Schools of Monte da Ola. In order to achieve this goal, we opted for a methodology of a qualitative nature. The participants in this study were 22 children: 13 males and 9 females, with an average of 5,36 years. Data were collected through structured interviews, carried out individually. The results show that the act of playing is a pleasurable activity for children. Some children consider the act of playing as something important and enhance social relationships that develop during this activity, as well as the importance of peers. Some others find learning while playing, but there are still the ones who consider that during the games children do not learn because there isn’t an adult around or because they perceive time to play as a reward. It was also found that the base area of activity, where children prefer to play games, is in the calm area, followed by the construction area. Playing on the playground has been revealed as a means of exploring the imagination, where children play with friends next to them and develop their favorite plays, attributing peculiar characteristics to the game. We can see that through play children discover the world around them, being in contact with various objects. In a summed way, we can conclude that this work has found that the act of playing is seen as a way to establish relationships and as an important mean to the children’s correct development. This study is organized into three parts. Part 1 consists in the presentation and characterization of the educational context, Part 2 consists in the research work and Part 3 consists in the reflection.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1381
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marlene_Sa.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.