Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1383
Title: O contributo do jogo dramático no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Rodrigues, Márcia de Fátima da Rocha
Keywords: Jogo dramático
Recurso pedagógico
Pré-escolar
Dramatic play
Pedagogical resource
Preschool
Issue Date: 23-Jul-2012
Abstract: Este projeto tem como alicerce o curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Envolveu 24 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. Com este estudo pretendemos averiguar de que forma o educador pode intervir no jogo dramático, de modo a torná-lo um recurso educativo e quais as vantagens da utilização do jogo dramático como um recurso pedagógico, na promoção das interações entre as crianças. Este estudo está dividido em três partes. A parte 1 está destinada à apresentação e caracterização do contexto educativo. A parte 2 apresenta o enquadramento do estudo, a fundamentação teórica deste estudo onde se faz referência a autores que destacam a expressão dramática, bem como o jogo dramático, como sendo uma área que contribuiu fortemente para o desenvolvimento global da criança em idade pré-escolar, e centra-se no processo de desenvolvimento cognitivo da criança, com referência a Jean Piaget e Vygotsky. A metodologia, em que foi delineado, o presente relatório, Investigação-Ação que se insere dentro do paradigma qualitativo em simultaneidade com o método de natureza interpretativa. Para levar a cabo esta investigação utilizámos diversos instrumentos, tais como, a observação direta e participante, os registos fotográficos e de vídeo, notas de campo, registo gráfico das crianças, os diálogos das crianças, as grelhas de observação e a entrevista dirigida à educadora cooperante. Estes instrumentos permitiram-nos registar os dados que foram analisados e avaliados de forma a tirar conclusões acerca do contributo do jogo dramático para o desenvolvimento das crianças que frequentam o Jardim de Infância que foi alvo da implementação deste projeto. Terá ainda a parte C onde será elaborada uma reflexão sobre o contributo deste estudo para a minha formação profissional, assim como o meu desenvolvimento na prática de ensino supervisionada II.
This Project has its groundings on a master course in Preschool Education from Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Teacher Training Institute). It involved 24 children, aged 3 and 4 years old. With this study we want to find out how the teacher can intervene in the dramatic play in order to turn it into a teaching resource and which are the advantages of its use as a pedagogic resource, in the promotion of interactions between children. This study is divided into three parts. Part 1 is meant to present and characterize the educational context. Part 2 will cover the framework of the study, the theoretical fundament of the study where reference is made to authors that enhance the dramatic expression, as well as the dramatic play as an area that has strongly contributed for the full development of the child in preschool age and is centered in the cognitive development process of the child with reference to Jean Piaget and Vygotsky. The methodology, according to which this report was outlined, is action-investigation which belongs to the qualitative paradigm simultaneously with interpretative nature method. We used several instruments for this investigation, such as direct and participative observation, video and photographic records, field notes, graphical registers of children, children dialogues, observation tables and interview to the cooperating kindergarten teacher. These instruments allowed us to record the data which have been analyzed and evaluated in a way to draw conclusions on the contribution of dramatic play for the development of the children in the kindergarten subject to the implementation of this project. It will have a part 3 where a reflection will be made on the contribution of this study for my professional training, as well as for my development in the practice of supervised teaching II.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1383
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia_Rodrigues.pdf3.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.