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Título: O cantinho das ciências na educação pré-escolar : espaço de (re)construção de saberes
Autores: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Amorim, Carla Sofia Dias
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Cantinho das ciências
Áreas
Aprendizagem das ciências
Atividades práticas
Pre-school education
Science corner
Classroom corners
Science learning
Practical activities
Data: 31-Jul-2012
Resumo: Este relatório enquadra-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PESII) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se organizado em três partes com enfoques direcionados para: a caraterização do meio; um estudo específico com especial enfoque na abordagem de diferentes temas de ciências, sistematizados em contexto de cantinho de ciências, finalizando com uma reflexão sobre toda a PES II. O estudo desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “Será que a criação do cantinho das ciências, em contexto de pré-escolar, promove a aprendizagem das crianças de temas de ciências?”. Esta opção esteve ligada à ausência deste espaço na sala de atividades do jardim-de-infância em questão. A metodologia adotada, neste estudo, apoiou-se num paradigma qualitativo, de natureza interpretativo e num desenho de investigação-ação. Como participantes estiveram envolvidas 24 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A criação do cantinho das ciências envolveu a exploração prática de diferentes recursos didáticos em torno das diferentes temáticas: 5 sentidos; flutuar e afundar; vento; eletricidade e energia eólica. Os resultados do estudo indicam que a criação do cantinho das ciências e a exploração das diferentes atividades propostas foram promotoras de aprendizagem por parte das crianças. Permitiram ainda, constatar que a partir das suas previsões foi possível incrementar os seus níveis de argumentação de uma forma coerente apoiada nas suas escolhas, tendo as crianças revelado níveis de compreensão mais elevados acerca dos conceitos abordados, demonstrando-o através da comunicação clara das suas explicações. Foi possível identificar conhecimentos prévios nas crianças acerca das temáticas abordadas, no entanto, algumas delas manifestaram noções erradas que posteriormente foram enfraquecidas. A criação do cantinho foi do agrado das crianças pois as explorações efetuadas no seu contexto permitiram encontrar respostas para as suas dúvidas. A diversidade de recursos didáticos e temáticas abordadas permitiu às crianças uma maior proximidade com a área das ciências, assim como um maior desenvolvimento das suas capacidades e aprofundamento dos conceitos científicos.
This report integrates within the theme curricular unit of the Practical Supervised Teaching II (PSTII), from the master degree in Pre-school Education. It is organized in three parts, focusing in: characterizing the geographic environment; a special study focusing several themes from Science, systematized in the Science Corner; finishes reflecting about all PSTII. The study developed around the investigation question: “Does the creation of a Science Corner, in a kindergarten context, promote the learning of science themes?” The theme choice was associated with the absence of the Science Corner in the subject classroom. The method chosen for this study laid its ground in a qualitative paradigm of an interpretative nature, and an investigation/action design. As participants, were evolved 24 children from three to six years old. The creation of the Science Corner enclosed the practical exploration of different didactical resources around different themes: 5 senses; float or sink; wind; electricity and aeolian energy. The study results show that the creation of the Science Corner and the exploration of the different proposed activities promoted the children’s learning. It also permitted accounting that their previous ideas allowed the children to increase their argumentation in a cohesive way, supported on their choices, having shone higher comprehension levels about the studied concepts, showing it through a clear communication of their explanations. It was possible to identify the children’s previous knowledge about the broached themes, nevertheless, some of them had wrong notions which latter were weakened. The conception of the Science Corner was pleasing for the children as the explorations developed amongst it, allowed them a bigger proximity with the Sciences, as well as a bigger improvement of their abilities and the deepening of their scientific concepts.
Descrição: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1384
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

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