Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixoto, Ana Maria Coelho de Almeida-
dc.contributor.authorFernandes, Daniela Raquel Vieira-
dc.date.accessioned2015-11-20T10:17:29Z-
dc.date.available2015-11-20T10:17:29Z-
dc.date.issued2013-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1386-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Nele são contempladas três partes correspondentes à caracterização do contexto educativo, a um estudo específico cujo enfoque se efetua na organização dos espaços de uma sala de atividades do pré-escolar, em especial com a criação do cantinho móvel das ciências, contemplando ainda uma reflexão final acerca de toda a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “De que modo a criação de um cantinho móvel das ciências, em contexto pré-escolar, promove a aprendizagem das ciências?”. Apoiada numa metodologia qualitativa de natureza interpretativa recorreu-se a diversos instrumentos de recolha de dados como registos de vídeo e áudio, grelhas de observação focada e observação focada, os quais foram sujeitos a análise de conteúdo. A recolha de dados foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 20 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. A criação do cantinho móvel das ciências envolveu a realização de diferentes atividades de ciências físicas: Olha! Flutua!, Olha! Atraiu!, Olha! Acendeu!, Olha! Misturou e dissolveu e misturou e não dissolveu!, Olha! Viva a cor! e Olha! Os espelhos. Os resultados do estudo evidenciam que a criação do cantinho das ciências, bem como a exploração das diferentes atividades no referido contexto foram promotoras de aprendizagem por parte das crianças. Permitiram, ainda, constatar que a maioria das crianças conseguiu explicar de forma clara as suas ideias, alterando as primeiras noções (previsões durante a implementação) para previsões mais adequadas em contexto de cantinho móvel das ciências. Verificou-se que a criação do cantinho móvel das ciências teve um grande impacto nas crianças, pois foi através das explorações das atividades no seu contexto que as crianças conseguiram dar resposta às suas dúvidas. A atividade que foi mais procurada pelas crianças em contexto de cantinho móvel foi a Olha! Flutua!, já as menos procuradas foram “Olha Viva a cor! e Olha! Os espelhos!.por
dc.description.abstractThis report is part of the curriculum unit of Supervised Teaching Practice II (PES II) of the Master degree in Preschool Education. This report integrate three parts corresponding to: (1) the characterization of the educational context; (2) a specific study focused on the spaces organization in preschool activities, focused on the creation of a dynamic science corner, (3) and a final reflection about all supervised teaching practice developed in preschool classroom context. The specific study was developed around the research question: "In what way the science learning can be improved through the development of a dynamic science corner?" Under a qualitative methodology interpretative resorted we used several data collections methods such as video and audio records, focused observation grids and focused observation, which were subjected to content analysis. Data collection was conducted in a kindergarten in Viana do Castelo and involved 20 children. The creation of a dynamic corner sciences involved performing different physical sciences activities: Look it! Floats!, Look! Attracts!, Look! Kindled!, Look! Mixed and mixed and dissolved and not dissolved!, Look! Living color! and Look! The mirrors. The study results show that the creations of the dynamic corner of science, as well as the exploration of the different activities in that context, were promot children learning. The results also show that most of the children managed to clearly explain their ideas, changing the rudiments (forecasts during implementation) suitable for predictions in the context of mobile corner sciences. It was found that the creation of the dynamic science corner had a large impact on children, because through their exploration activities children were able to respond to their questions. The activity that was most wanted by children in the context of dynamic corner was the Look! Floats!, and the least popular were "Look Living color! and Look! Mirrors!.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectCantinho móvel das ciênciaspor
dc.subjectAprendizagem das ciênciaspor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectDynamic sciences cornerpor
dc.subjectScience learningpor
dc.titleLaboratório dos pequenos cientistas : o cantinho móvel das ciênciaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela_Fernandes.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.