Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1389
Title: O desenvolvimento da linguagem oral através de ambientes verbalmente estimulantes : um estudo em crianças de educação pré-escolar
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Silva, Susana Marília Dias da
Keywords: Educação pré-escolar
Jardim de infância
Comunicação
Interação verbal
Linguagem oral
Pre-­school education
Kindergarten
Communication
Verbal interaction
Oral language
Issue Date: 24-Oct-2012
Abstract: O presente relatório foi elaborado com parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do curso de Mestrado em Educação pré-escolar, refletindo assim o estudo de investigação, que teve como objetivo primordial estimular o comportamento verbal das crianças no jardim de infância, e perceber como é que o educador consegue criar um ambiente estimulador, que permita o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, por outro lado refletir sobre o percurso da Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo 2011/2012. Nesse sentido foi delineada a proposta pedagógica que passou por: criar a área da dramatização, introduzir a televisão, verbalizar rimas, jogos tradicionais, comunicar através do telefone e interagir verbalmente com o espelho. As principais conclusões a que cheguei foi que um ambiente pedagógico adequado, onde o educador crie situações que as crianças comuniquem e interagem em grande grupo, ou pequeno grupo, com pares e com os adultos, permite às crianças desenvolver a sua oralidade. A metodologia usada foi de natureza qualitativa, favorecendo uma aproximação entre o investigador e as crianças. Como esta metodologia passa por uma recolha de dados direta, utilizei os seguintes instrumentos: observação participante; notas de campo; registos fotográficos e gravação de vídeo, para analisar estes dados foi necessário recorrer à análise de conteúdo. Conseguindo assim fazer esta recolha devido à proposta pedagógica, implementada entre os meses de março e maio de 2012. A investigação foi realizada num Jardim de infância da cidade de Viana do Castelo. A amostra deste estudo foi de catorze crianças com três anos de idade.
This report was prepared as an integral part of the course Supervised Teaching Practice II of the Master degree in pre-school education, reflecting the investigation study, which main goal was to stimulate the verbal behavior of children in kindergarten and understand how the teacher can create a stimulating environment, wich allows the development of oral language of children, on the other side to reflect on the path of the Supervised Teaching Practice during the academic year 2011/2012. In order to that, was outlined the pedagogical proposal composed by: create the field of drama, introducing television, verbalize rhymes, traditional games, communicating via telephone and interact verbally with the mirror. The main conclusions I reached was that an appropriate educational environment where the teacher creates situations that children communicate and interact in large group or small group with peers and adults, allows children to develop their speaking skills. The methodology was qualitative, favoring an approach between the researcher and the children. As this methodology is a direct data picking, the following instruments as been used: participant observation, field notes, photographic records and video recording, in order to analyze these data was necessary to refer to content analysis. There bye achieving this collection due to pedagogical proposal, implemented between March and May 2012. The investigation was carried out in a kindergarten at the city of Viana do Castelo. The study sample was fourteen three years old children.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1389
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susana_Silva.pdf9.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.