Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1392
Title: O desenvolvimento da motricidade fina: um estudo de intervenção com crioanças em idade pré-escolar
Authors: Saraiva, Linda Maria Balinha
Costa, Ana Francisca Azevedo
Keywords: Desenvolvimento motor fino
Habilidades de preensão fina
Habilidades de integração visuomotora
Idade pré-escolar
Fine motor development
Grasping skills
Visual-motor integration skills
Preschool age
Issue Date: 29-Nov-2013
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível da motricidade fina. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com o principal objectivo de descrever e comparar o desempenho das habilidades de preensão fina e de integração visuomotora antes e após a intervenção pedagógica. Para o efeito, participaram no estudo vinte e duas crianças (14 meninos e 8 meninas) com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola. O desempenho motor fino foi avaliado através das escalas de desenvolvimento motor Peabody-2 (Folio & Fewell, 2000), antes e após a intervenção. Em termos globais, os resultados indicam que as crianças registaram melhorias nas habilidades de preensão fina e nas habilidades de integração visuomotora, contudo esse progresso apenas foi estatisticamente significativo nas habilidades de integração visuomotora (Z=0,001). As taxas de maior sucesso foram registadas nas seguintes tarefas motoras: construir uma torre (100%), uma ponte (100%) e um muro (95,5%) e copiar um círculo (95,5%). As menores taxas de sucesso observaram-se na construção das escadas (54,5%), da pirâmide (54,5%), colorir entre linhas (54,5%), na dobragem da folha em quatro partes (9,1%) e na pega do marcador (27,3%). Este estudo reforça que é fundamental proporcionar às crianças em idade pré-escolar atividades estruturadas e não estruturadas de motricidade fina.
The present report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PST II) of the Master’s degree in Preschool Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. During this practice, an intervention program was developed aiming to improve fine motor skills of preschool children. In order to assess this intervention’s efficiency, a quantitative and descriptive study was conducted with the following goal: to describe and compare the children’s fine motor performance before and after the motor intervention. A total of twenty two children (14 boys and 8 girls) between ages of three and four participated in this study. The fine motor skills were assessed by the Peabody Developmental Motor Scales-2 (Folio & Fewell, 2000), before and after the intervention. Overall, the results indicate that children showed improvements in grasping and visual-motor integration skills, but this progress was only statistically significant in visualmotor integration skills (Z=0,001). The highest rates were registered in the following motor tests: Building tower (100%), bridge (100%), wall (95,5%) and copying circle (95,5%). The lower rates were registered in the building steps (54,5%), pyramid (54,5%), coloring between lines (54,5%), folding paper (9,1%) and grasping marker (27,3%). This study emphasizes that it is essential to provide fine motor activities (structured and unstructured activities) in preschool age.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1392
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Costa.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.