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Title: O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
Authors: Saraiva, Linda Maria Balinha
Dias, Renata Ferreira
Keywords: Desenvolvimento motor
Habilidades posturais
Equilíbrio
Educação pré-escolar
Motor development
Stationary skills
Balance
Preschool education
Issue Date: 10-Oct-2013
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível das habilidades posturais. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever e comparar o desempenho motor das crianças antes e após a intervenção motora; ii) comparar o desempenho motor dos rapazes e as raparigas; e por último, iii) determinar os erros mais frequentes na realização do pé-coxinho dinâmico. Participaram no estudo vinte e uma crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Atlântico. O desempenho motor foi avaliado, através da bateria PDMS – 2 (Peabody Developmental Motor Scales-2), antes e após a intervenção. Os erros mais comuns na execução do pé-coxinho foram determinados de acordo com critérios de Gallahue e Ozmun (2005). Em termos globais, as crianças melhoraram o desempenho das habilidades posturais após nove sessões de motricidade infantil. Particularmente, no teste de equilíbrio em bicos de pés, saltar ao pé-coxinho entre linhas, salto lateral e no teste de flexões de braços registaram-se progressos significativamente estatísticos. As taxas mais altas foram registadas na imitação de movimentos, no salto ao pé-coxinho em velocidade, no salto ao pé-coxinho entre linhas e nos abdominais. As taxas mais baixas verificaram-se na execução do salto lateral, no rolamento à frente, nas flexões de braços e no equilíbrio em bicos de pés. Os erros mais frequentes na execução do pé-coxinho dinâmico foram: o movimento exagerado dos braços, o movimento exagerado da perna oposta à de sustentação, a falta de fluência rítmica de movimento e prender um braço ao lado do corpo. Este estudo reforça que é essencial desenvolver sessões de motricidade infantil de forma sistemática, com intencionalidade educativa para que as crianças atinjam um nível maturo das habilidades motoras fundamentais.
The present report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Master’s degree in Preschool Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. During STP II, an intervention program was developed aiming to improve stationary skills of preschool children. In order to assess this intervention’s efficiency, a quantitative and descriptive/comparative study was conducted with the following goals: i) to describe and compare the children’s motor performance before and after the motor intervention; ii) to compare the motor development between boys and girls; and last, iii) to determine the most common errors in performing the dynamic one-legged hop after the intervention. A total of twenty one children (12 boys and 9 girls) between ages of four and five participated in this study. The stationary skills were assessed by the Peabody Developmental Motor Scales-2, before and after the intervention. The most developmental difficulties in hopping were determined according the Gallahue and Ozmun criteria (2005). Overall, children improved their stationary skills after nine physical education lessons. Statistically significant improvements were seen in the following motor tests:standing on tiptoes, hopping between lines, jumping sideways, and the push-ups. The highest rates were registered in imitating movements, hopping, and sit-ups. The lower rates were registered in the execution of the jumping sideways, rolling forward, push-ups and standing on tiptoes The most common errors in hopping were: exaggerated movements of arms,exaggerated movement of non supporting leg, the lack of rhythmical fluidity of movement, and tying one arm to side of body. Finally, the girls performed better in some stationary skills. This study reinforces that the structured physical activity is essential to achieve a mature level of fundamental motor skills.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1393
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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