Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1394
Title: Ler para saber mais: a leitura de textos informativos no pré-escolar
Authors: Barroso, Ana Catarina Carvalho
Advisor: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Keywords: Educação pré-escolar;Texto informativo;Compreensão da leitura;Desenvolvimento linguístico;Pre-school education;Information text;Reading comprehension;Linguistic development
Issue Date: 18-Dec-2013
Abstract: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar foi delineado e implementado um estudo neste mesmo contexto. O mesmo foi desenvolvido num Jardim de Infância do concelho de Viana do Castelo, com a participação de 21 crianças com idades entre os cinco e os seis anos. O estudo realizado insere-se no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, contudo circunscreve-se à temática da compreensão da leitura e do desenvolvimento linguístico. Optou-se por levar para a sala de atividades o texto informativo por ser um texto pouco abordado nesta sala, visto que grande parte do contacto das crianças com a leitura é através dos habituais contos. Por esta razão criaram-se as seguintes questões de investigação: i) De que forma a leitura de textos informativos ajuda as crianças do pré-escolar a promover os saberes relativos ao conhecimento do mundo? e ii) De que forma a leitura de textos informativos desenvolve o conhecimento linguístico da criança?. Deste modo para ajudar a dar resposta a estas questões foram delineados quatro objetivos orientadores. O estudo desenvolvido foi apoiado por uma metodologia de carácter qualitativo, na qual foram utilizadas as seguintes técnicas para a recolha de dados, observação direta, notas de campo, trabalhos realizados pelas crianças e registos audiovisuais. A recolha de dados efetuada foi realizada durante as implementações das três atividades definidas para este estudo. Assim sendo, após a exploração de cada notícia e a realização das suas tarefas, a maioria das crianças ficaram na posse de mais conhecimentos do mundo, assim como aumentaram conhecimentos linguísticos ao nível da compreensão lexical. Em suma, pode-se concluir que este estudo foi deveras interessante, pois além de estimular as crianças para a leitura deste tipo de texto, também lhes permitiu obter mais saberes relativos ao conhecimento do mundo, assim como, os ajudou a desenvolver ainda mais o seu conhecimento linguístico.
A study was designed and implemented within the scope of the course unit of Supervised Teaching Practice II (PES II) of the Master’s Degree in Pre-School Education. It was conducted in a kindergarten in the municipality of Viana do Castelo, with the participation of 21 children aged between five and six years of age. This study is in the field of Oral Language and Approach to Writing, even though it is limited to the reading comprehension and linguistic development issues. It was decided to introduce children to the information text which until now has been very little considered due to the fact that, mainly, the children approach to reading happens through the traditional tales. Therefore, the following research issues were set: i) In what way does the reading of information texts help pre-school children promoting skills related to the knowledge of the world? and ii) In what way does reading information texts develop the linguistic knowledge of children?. In order to help respond to these issues, four guiding objectives were set. The study was based on a qualitative methodology, in which data-gathering techniques such as direct observation, field notes, work done by the children and audiovisual recordings were used. The data was collected during the implementation of the three activities defined for this study. Thus, after the analysis of every item of news and the accomplishment of its tasks, the majority of children acquired more knowledge of the world, as well as the linguistic knowledge on the lexical comprehension level increased. To briefly summarise, it can be concluded that this study was very interesting once, besides encouraging children to read this type of text, it also allowed them to acquire more skills related to the knowledge of the world, as well as helped them to develop their linguistic knowledge even more.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1394
Appears in Collections:FEI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Barroso.pdf6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.