Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1397
Title: Um olhar sobre o trabalho colaborativo de um grupo de professores de matemática do 5.º ano : no contexto do novo programa
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Silva, Cristina Maria Queirós da
Keywords: Trabalho colaborativo
Supervisão
Matemática
Collaborative work
Supervising
Mathematics
Issue Date: 28-Nov-2011
Abstract: Esta investigação ocorre no ano em que se inicia a implementação do novo Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB), em todas as escolas do país. Neste contexto, realizou-se este estudo que teve como principal objetivo estudar a influência do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, numa perspetiva supervisiva. Neste sentido, enunciaram-se as seguintes questões orientadoras: 1. Que dinâmicas se estabelecem, na reunião entre os participantes, que possam contribuir para um melhor conhecimento do novo Programa de Matemática do Ensino Básico? 2. Que potencialidades e que constrangimentos são identificados pelos participantes quando envolvidos em trabalho colaborativo? 3. Como é que se podem caracterizar as relações entre o trabalho colaborativo e as práticas de cada um dos participantes? Os participantes neste estudo foram três professores do 2.º Ciclo, que lecionavam o 5º ano de escolaridade no mesmo estabelecimento de ensino. Estes professores envolveram-se num trabalho colaborativo centrado na reflexão, na análise e na discussão sobre as suas conceções e práticas letivas. Tendo em conta os objetivos e as questões do presente estudo, optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em entrevistas, observações e análise de documentos. A análise dos dados revelou uma vontade crescente dos participantes em transformar as suas práticas profissionais, no sentido da colaboração, tomando consciência das suas próprias conceções sobre o ensino da disciplina e procederam em conjunto à sua redefinição, assumindo uma postura e uma visão bastante concordante com as mudanças que o novo programa de Matemática preconiza. Relativamente aos reflexos do trabalho colaborativo desenvolvido, observou-se que os três professores desenvolveram confiança nas suas capacidades e ficaram mais motivados para alargar os seus conhecimentos de Matemática, sentindo-se mais capazes para propor e desenvolver tarefas que resultaram numa compreensão mais significativa da Matemática. Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que o trabalho colaborativo, com professores do 5.º ano, centrado nas práticas reflexivas, pode ter reflexos positivos nas suas práticas letivas e no seu desenvolvimento profissional, podendo constituir um elemento facilitador na implementação de novas abordagens metodológicas, passando o aluno a assumir um papel de protagonista no processo de ensino/aprendizagem da Matemática. Deste modo, o trabalho colaborativo poderá promover um desenvolvimento profissional do professor em particular adequado às exigências crescentes e desafiantes com que é confrontado constantemente.
This research occurs in the year of the generalized implementation of the new Mathematics curriculum of basic education to all the schools of the country. In this context, the main goal of this research was to study the influence of collaborative work in the professional development of the Mathematics teachers, in a supervising perspetive. In this sense the following questions were proposed: 1.What type of dynamics are established among the participants in the meeting moment, which may contribute to a better understanding of the new Mathematics curriculum of basic education? 2. What kind of potentialities and constraints are identified by the participants when involved in collaborative work? 3. How can we characterize the relations between collaborative work and the practices of each of the participants? The participants of this research were three 5th grade teachers all of them working at the same school. These teachers were involved in a collaborative work centered on reflection, analysis and discussion about their perspetives and teaching practices. Taking into account the objetives and the research questions of this study, a qualitative methodology was adopted, in the form of case study. The data collection privileged interviews, observations and document analysis. The data analysis revealed a growing willingness of the participants to change their professional practices, in the sense of collaboration, becoming aware of their own perspetives about the teaching of Mathematics and proceeded together to its redefinition, assuming an attitude fairly consistent with the changes that the new Mathematics curriculum aims for. From the results of the collaborative work developed, it was evident that the three teachers developed confidence in their abilities and were more motivated to broaden their knowledge of Mathematics, feeling more capable to propose and develop tasks which allowed a more meaningful understanding of Mathematics. The results of this study permitted to conclude that the collaborative work, with 5th grade teachers, focused on reflexive practices, can have positive outcomes on their teaching practices and on their professional development, possibly acting as a facilitating element in the implementation of new methodological approaches, allowing the student to assume a central role in the teaching/learning of Mathematics. In this sense, collaborative work can promote the professional development of teachers in particular suitable to the growing and challenging demands that constantly confront them.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1397
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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