Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1398
Title: A supervisão pedagógica no desenvolvimento das percepções e práticas de competências de comunicação não verbal em estudantes estagiários do 1º CEB
Authors: Sá, César Augusto Araújo Fernandes Meira de
Meira, Maria Manuela Pinto Novo
Keywords: Supervisão
Formação de estagiários
Comunicação não verbal
Bom professor
Reflexão
Supervision
Training of interns
Non-verbal communication
Good teacher
Reflection
Issue Date: 23-Nov-2011
Abstract: O trabalho de Projecto que aqui se apresenta consiste num estudo centrado no papel da supervisão, desenvolvido pela professora cooperante, sobre o desenvolvimento de competências de comunicação não verbal, nos estudantes estagiários, em contexto de sala de aula. É de salientar que este projecto de investigação não aspira obter certezas absolutas nem receitas, mas sim ser uma busca e uma reflexão sobre a importância da supervisão e das funções do professor cooperante, na formação dos estudantes estagiários. Dentro de um referencial teórico focalizado no papel da supervisão na formação dos estagiários, nas competências que caracterizam um bom professor e na importância da comunicação não verbal no processo ensino/aprendizagem, esta investigação insere-se num paradigma de matriz qualitativa, desenvolvido numa perspectiva interpretativa com características de investigação-acção. A análise e interpretação dos dados sugerem a importância da supervisão pedagógica, exercida pelo professor cooperante, na melhoria das práticas de ensino nomeadamente, na formação dos alunos estagiários e, por conseguinte, na aprendizagem dos alunos, valorizando as competências e atitudes da comunicação não verbal.
Project work presented here is a study focused on the role of supervision, developed by Professor cooperating on the development of nonverbal communication skills, the student interns in the context of the classroom. It should be noted that this research project does not aspire to obtain absolutes or revenue, but should be a search and a reflection on the importance of supervision and the roles of cooperating teacher, the training of student interns. Within a theoretical framework focused on the role of supervision in the training of trainees, the skills that characterize a good teacher and the importance of nonverbal communication in teaching / learning process, this research fits into a paradigm of qualitative matrix, developed an interpretative perspective characteristics of action research. The analysis and interpretation of data suggest the importance of supervision exercised by the cooperating teacher, the improvement of teaching practices in particular, the training of students and trainees, therefore, on student learning, enhancing the skills and attitudes of nonverbal communication.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1398
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Meira.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.