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Title: Práticas reflexivas e supervisão de pares : o recurso a um diário colaborativo
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Sousa, Maria Jesus Rocha Costa de
Keywords: Educação de infância
Supervisão de pares
Trabalho colaborativo
Práticas reflexivas
Desenvolvimento profissional
Investigação-acção
Diário colaborativo
Early childhood education
Peer supervision
Collaborative work
Reflective practice
Professional development
Action-research
Collaborative diary
Issue Date: 17-Nov-2011
Abstract: O estudo que ora se apresenta foi conduzido numa metodologia de carácter qualitativo e pretendeu investigar a possibilidade de realização de um trabalho colaborativo entre docentes, apoiado num cenário de supervisão horizontal reflexiva e numa perspectiva de investigação-acção, objectivando aferir o contributo dessas dinâmicas colaborativas, reflexivas e supervisivas na resolução de problemas e dilemas do contexto educativo, com vista à melhoria da qualidade das práticas pedagógicas. As participantes foram duas educadoras de infância titulares de grupos, em exercício em dois Agrupamentos de Escolas diferentes do mesmo concelho. Focado em duas questões de investigação: (1) É possível implementar, entre Educadores de Infância, dinâmicas colaborativas apoiadas num cenário de supervisão reflexiva, com vista à melhoria da qualidade das suas práticas? (2) Qual o contributo dessas dinâmicas colaborativas, reflexivas e supervisivas na resolução de dilemas e problemas do contexto educativo? foram definidos diferentes objectivos: (a) Promover práticas colaborativas sistemáticas entre educadores de infância, apoiadas em dinâmicas de supervisão horizontal; (b) Incentivar o desenvolvimento de práticas reflexivas entre pares, fomentando processos de reflexão partilhados; (c) Recolher evidências com recurso a um diário colaborativo on-line, como estratégia primordial de reflexão sobre a acção educativa; (d) Analisar o efeito das práticas colaborativas promovidas por educadores de infância no seu desenvolvimento profissional. A recolha de dados realizou-se com recurso a instrumentos como o diário colaborativo, a análise documental e a observação directa. Os procedimentos de análise foram efectuados através de análise de conteúdo. Os resultados reforçam a importância de dar voz aos profissionais e permitem concluir da viabilidade de um estudo deste cariz, dada a sua influência no reforço das práticas reflexivas e das dinâmicas supervisivas e colaborativas, com impacto positivo na melhoria da qualidade da acção pedagógica dos intervenientes no estudo.
The study we present was lead in a qualitative methodology and intended to investigate the possibility of accomplishment of a collaborative work between early childhood educators, supported in a scene of reflexive and horizontal supervision, and in a action-research perspective, objecting to assess the contribution of these collaborative, reflexive and supervisive dynamics in the resolution of problems and quandaries of the educative context, aiming the improvement of the quality of the pedagogical action. The participants were two educators, working in different kindergartens, of the same geographic zone. Focused in two inquiry questions: (1) Is it possible to implement, between educators, collaborative dynamics supported in scenery of reflexive supervision, aiming the improvement of the quality of its pedagogical action? (2) What’s the contribution of these collaborative, reflexive and supervisive dynamics in the resolution of quandaries and problems of the educative context? different objectives were defined: (a) To promote systematic collaborative practices between educators, supported by a horizontal supervision dynamic; (b) To stimulate the development of reflexive practice between pairs, fomenting shared reflection processes; (c) To collect evidences using a collaborative diary on-line, as a primordial reflection strategy about the educative action; (d) To analyze the effect of the collaborative practices promoted by educators in its professional development. The data collection was done using instruments such as the collaborative diary, documentary analysis and direct observation. The analysis procedures were made through content analysis. The results strengthen the importance of giving voice to the professionals, and allow concluding the viability of a study of this nature, considering its influence in the reinforcement of the reflexive practices and the supervisive and collaborative dynamics, with positive impact in the improvement of the quality of the pedagogical action.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1399
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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