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Title: Trabalho colaborativo : uma dinâmica de supervisão horizontal entre pares num cenário reflexivo
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Rocha, Maria da Graça Ferreira da
Keywords: Trabalho colaborativo
Interação
Partilha
Supervisão entre pares
Construção da identidade profissional
Desenvolvimento pessoal e profissional
Collaborative work
Interaction
Sharing
Peer supervision
Construction of professional identity
Personal and professional development
Issue Date: 11-May-2012
Abstract: O estudo que a seguir se apresenta assenta num design de investigação-acção, focado nos processos interactivos do trabalho colaborativo, numa dinâmica de supervisão pedagógica horizontal entre pares. Pretendendo-se, dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional, perceber o impacto que a colaboração entre pares pode exercer, na análise e interpretação do modo como os processos interactivos de comunicação e colaboração se concretizam, assim como verificar a forma como esta dinâmica contribui para a construção e desenvolvimento de uma identidade profissional docente. A Supervisão Pedagógica horizontal emerge assim da iniciativa de duas educadoras de Infância, Educadora investigadora (EI) e Educadora participante (EP) que no estudo procuram uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências, quer numa dimensão pedagógico-didáctica, quer numa dimensão prático-moral, contribuindo para a sua auto e hétero formação. Pretende-se com este processo colaborativo e supervisivo concorrer para a melhoria da prática pedagógica de ambas as envolvidas no estudo. As respostas às problemáticas vivenciadas no contexto exigiram a aplicação de alguns instrumentos de recolha de dados, centrados nas narrativas recolhidas através de um blogue diário, que depois de tratadas e interpretadas, foram objecto de análise, seguindo o processo de Investigação-acção. Assim e corroborando com autores como Moreira (2005) e Ribeiro (2005), os resultados deste estudo permitiram concluir que os processos de investigação sobre a acção se traduziram em espaços de intervenção, de construção e (re)construção de conhecimento, através da colaboração, proporcionando a auto-formação e hétero-formação de EP e EI, pela construção de um saber de cariz emancipatório, que só uma praxis crítica permite, porque é informada e comprometida com uma acção social transformadora.
The study below is based on action-research design, focused on the interactive processes of collaborative work, using pedagogical supervision dynamics between peers. Within a theoretical sustained by a communicational approach, it aims to understand the impact that collaboration between peers can assume, in the analysis and interpretation of how the interactive processes of communication and collaboration are implemented, as well as check out how this dynamic contributes to the construction and development of a teacher professional identity. Pedagogical and horizontal supervision emerges from the initiative of two childhood educators, research educator (EI) and participant educator (EP), who seek in this study a common platform of reflection, learning and integration of knowledge and competences, either in a pedagogical-didactic dimension or in a practical-moral dimension, contributing to the improvement of both participant’s pedagogical practice. The answers to the problems experienced in the context demanded the application of some data collection instruments, focusing on narratives collected by a diary blog, which, once handled and interpreted, were subjected to analysis, following the action-research process. So and corroborating with authors such as Moreira (2005) and Ribeiro (2005), the results of this study allowed to conclude that the action-research processes resulted in intervention areas, of construction and (re)construction of knowledge through collaboration, providing the self-training and hetero-formation of EP and EI, by the construction of an knowledge with emancipating nature, that only a critical praxis allows, because it is informed and committed to a transformative social action.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1400
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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