Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1403
Title: A autoavaliação : conceções e práticas de professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Costa, Maria de Lurdes Rodrigues Cardoso Belo da
Keywords: Autoavaliação
Práticas colaborativas
Autonomia
Self-assessment
Collaborative practices
Autonomy
Issue Date: 26-Jul-2013
Abstract: O estudo aqui retratado tem o seu cerne nas conceções e práticas de professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico, relativamente à autoavaliação dos alunos e à forma como esta contribui para a regulação da sua aprendizagem e se repercute na avaliação sumativa. Este estudo foi desenvolvido numa Escola Básica Integrada do concelho e distrito de Viana do Castelo, durante o ano letivo 2011/2012. No campo estrutural e teórico foi nosso intuito delinear o estudo no âmbito do trabalho colaborativo e da supervisão reflexiva de professores, sustentando-se nos princípios de reflexividade e autonomia que, segundo diferentes autores, encontram na autoavaliação o “meio de cultura” ideal. Como referencial teórico optou-se pelos conceitos de: autoavaliação das aprendizagens dos alunos, autoavaliação promotora da autorregulação, regulação e diferenciação como promotoras de uma pedagogia para a autonomia e o papel do professor reflexivo na autonomia e autoavaliação dos alunos. Tomou-se como opção metodológica a investigação de cariz qualitativa, fundamentada no paradigma naturalista, apoiada num desenho de estudo de caso em que se considera o estudo da temática partindo da análise do contexto em que ocorre. Os resultados obtidos através da análise dos inquéritos por questionário aos professores e alunos, inquéritos por entrevista às professoras da TJ, análise dos instrumentos de autoavaliação institucionais e análise dos instrumentos de autoavaliação reformulados/instrumentos de autoavaliação construídos no âmbito da intervenção, bem como dos registos de avaliação sumativa dos alunos, permitem inferir que a autoavaliação é um meio de promover a reflexão e a autonomia dos alunos e, ao mesmo tempo, indutora da promoção do trabalho colaborativo entre os professores, alteração do comportamento perante os alunos e das práticas letivas.
The present study focuses on conceptions and practices of teachers and students from the 2nd cicle of basic education, regarding student self-assessment and how it contributes to regulate their learning and how it reflects in summative assessment. This study was developed at an Integrated Basic School within the district of Viana do Castelo, during the 2011/2012 school year. Regarding the structural and theoretical domain, our goal was to frame the study within the field of collaborative work and teacher reflective supervision, based on the principles of reflectiveness and autonomy that, according to different authors, find in selfassessment the ideal “culture medium”. As a theoretical referential, the following concepts were chosen: self-assessment of student learnings; self-assessment as a promoter of self-regulation; regulation and differentiation as promoters of an autonomy aware education; and the paper of the reflective teacher in autonomy and student self-assessment. As a methodology, the choice of qualitative investigation was based on the naturalist paradigm, supported by a case-study frame in which the theme of the study is considered from the analysis of the context in which it occurs. The results obtained through the analysis of surveys applied to teachers and students, surveys done through interviews with TJ’s teachers; analysis of the institutional self-assessment instruments, and analysis of reformulated self-assessment instruments / self-assessment instruments built within the frame of intervention, as well as student summative assessment records, allow one to infer that self-assessment is a means to promote student reflection and autonomy, collaborative work between teachers and students, and behavior changes before students and educational practices.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1403
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Costa.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.