Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1411
Title: A resolução de problemas e a criatividade em matemática : um estudo em contexto de educação pré-escolar
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Vieira, Maria da Conceição Cerqueira Martins
Keywords: Educação pré-escolar
Matemática
Resolução de problemas
Representações
Criatividade
Preschool education
Mathematics
Problem solving
Representations
Creativity
Issue Date: 16-Nov-2011
Abstract: O presente estudo, integrado na área da Educação Matemática, dá especial relevância à Resolução de Problemas como tarefas promotoras do conhecimento matemático das crianças. O seu principal objetivo é analisar e compreender, em contexto natural, a reação e o desempenho das crianças da educação pré-escolar na resolução de problemas matemáticos e as suas relações no desenvolvimento da criatividade. No âmbito desta problemática, foram enunciadas as seguintes questões orientadoras: (1) Que reações revelam as crianças perante a resolução de problemas matemáticos?; (2) Que representações utilizam as crianças na resolução das tarefas propostas?; (3) Como se poderá caracterizar a relação entre o desempenho das crianças na resolução das tarefas propostas e a criatividade? Para a concretização deste estudo foi desenvolvida uma Intervenção Didática que incidiu numa abordagem matemática centrada na Resolução de Problemas para a qual se escolheram seis tarefas que constituem a base deste estudo. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, baseada em dois estudos de caso. A recolha de dados realizou-se no contexto de um grupo de onze crianças privilegiando-se a observação participante, a entrevista, os documentos variados e gravações áudio e vídeo. A investigadora assumia também o papel de educadora destas crianças, tendo sido a principal fonte de recolha de dados A análise de dados permitiu verificar que as crianças se mostraram sempre entusiasmadas, motivadas e envolvidas. A variedade de respostas configuradas em diferentes representações permitiu concluir que as crianças pensam de modo diversificado e por isso tomam decisões e fazem escolhas também elas diversificadas. As tarefas potenciaram processos variados e criativos de resolução com o recurso a várias representações, as quais se manifestaram como um poderoso instrumento de comunicação das ideias matemáticas das crianças e do seu pensamento criativo.
This study was integrated in the area of mathematics education giving special relevance to problem solving tasks as promoters of children's mathematical knowledge. Its main objective/goal is to analyze and understand, in natural context, the reaction and the performance of pre-school children in solving mathematical problems and their relationships in the development of creativity. Within this issue, we formulated the following research questions: (1) What reactions reveal children when are solving mathematical problems?; (2) What representations use children when are solving those tasks?; (3) How can we characterized the relationship between children's performance in problem solving task and creativity? To concretize this study was developed a Didactical Intervention focused on a mathematical problem solving approach in which we chose six tasks. We opted for a qualitative research based on a case study design of two children. The data collection was carried out on in the context of a group of eleven children, based on participant observation, interviews, several documents and audio and video recordings. The main source of data collection was the researcher herself, as she was also the teacher. The data analysis revealed during the didactical intervention that children were always enthusiastic, motivated and involved. The diversity of answers shaped in different representations showed that children think, choose and make decisions also in a diversify way. The used tasks increased different and creative processes of resolution using multiple representations, which showed to be a powerful communication tool of mathematical ideas and creative thinking of children.
Description: Dissertação de Mestrado em Didáctica da Matemática e das Ciências apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1411
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Vieira.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.