Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1414
Title: A criatividade na resolução e formulação de problemas : uma experiência didáctica numa turma do 5º ano de escolaridade
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Pinheiro, Sandra Catarina da Costa
Keywords: Criatividade
Resolução e formulação de problemas
Representações
Matemática elementar
Creativity
Problem solving and posing
Representations
Elementary mathematics
Issue Date: 9-Sep-2013
Abstract: A presente investigação, integrada na área da educação, foi realizada no domínio do ensino e aprendizagem da matemática, centrando-se na criatividade associada à resolução e formulação de problemas ao nível do 2º ciclo. Tem como principal propósito analisar de que forma poderá ser desenvolvida a criatividade dos alunos através da resolução e formulação de problemas, tendo em conta a tipologia de tarefas e analisando as representações que os alunos utilizam nas suas resoluções. Deste modo enunciaram-se as seguintes questões orientadoras: Q1. Como se carateriza a criatividade dos alunos ao nível das suas perceções, reações e seu desempenho? Q2. Que representações são utilizadas pelos alunos na resolução e formulação de problemas? Q3. Que tipos de tarefas promovem resoluções mais criativas? Q4. Qual o nível de pensamento criativo dos alunos envolvidos? Na realização deste estudo, desenvolveu-se uma experiência didática para a qual foram criteriosamente selecionadas catorze tarefas, sendo sete de resolução de problemas e sete de formulação de problemas. Ao longo desta investigação foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, segundo o design estudo de caso. Optou-se por dois estudos de caso, correspondendo cada um deles a uma díade, onde a professora foi observadora participante assumindo simultaneamente o papel de investigadora. A análise dos dados possibilitou concluir que as díades demonstraram grande empenho, interesse e motivação. Da mesma forma, as várias propostas de resolução das tarefas das diferentes díades permitem concluir que os alunos pensam de diversificadas formas o que os levam a tomar diferentes opções aquando do confronto com situações problemáticas. O conjunto de tarefas aplicado proporcionou diferentes produções, representativas de diversas e criativas formas de pensar das díades, florescendo, em simultâneo, o seu potencial criativo, dando a liberdade de comunicarem criativamente. É possível concluir que a proposta de problemas abertos promove o potencial criativo nos alunos, criando nos mesmos o gosto pela descoberta e por marcarem a diferença, face aos outros.
This educational research was conducted in the field of teaching and learning of mathematics, focusing on creativity associated to problem solving and problem posing in basic education. Its main purpose was to analyze how it can be developed students' creativity, taking into account the types of tasks and analyzing the representations that students use in their records. Thus were enunciated the following guiding main questions: Q1. How can we characterize the creativity of students in terms of their perceptions, reactions and performance? Q2. What representations that are used by students in solving and posing problems? Q3. What kinds of tasks promote more creative records? Q4. What level of creative thinking of students involved? In this study, developed a didactics experience for which tasks were carefully selected fourteen, seven of seven problem solving formulation problems. Throughout this investigation we used a methodology of qualitative and interpretative, according to the case study design. We opted for two case studies, each corresponding to a dyad, where the teacher was a participant observer while assuming the role of researcher. Data analysis led us to conclude that the dyads showed great commitment, interest and motivation. Likewise, the various motions of the tasks of the different dyads can be concluded that the students think of the diverse ways that lead them to make different choices when confronting problematic situations. The set of tasks applied provided different productions, representing diverse and creative ways of thinking of the dyads, blooming at the same time, the creative potential of the dyads, giving the freedom to communicate creatively. It can be concluded that the proposed open problems promotes the creative potential in students, creating in them a taste for discovery and make a difference, compared to others.
Description: Dissertação de Mestrado em Didáctica da Matemática e das Ciências apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1414
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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