Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1415
Title: Estatística e cidadania: exploração de conexões. Uma abordagem no 6º ano de escolaridade
Authors: Fonseca, Lina Maria Dias da
Quintas, Paula Cristina Lima Silveira de Aguiar
Keywords: Estatística
Literacia estatística
Cidadania
Educação para a cidadania
Dimensões da educação para a cidadania
Statistic
Statistical literacy
Citizenship
Education towards citizenship
Dimensions of education towards citizenship
Issue Date: 27-Dec-2013
Abstract: Os meios de comunicação social estão repletos de diferentes tipos de representações de natureza estatística que podem usar-se em sala de aula para estimular discussões com base em dados reais. Assim, este estudo pretendeu analisar o contributo de tarefas com informação estatística organizada e baseada em “situações do mundo real” (NCTM, 1991, p.125), no desenvolvimento conjunto da literacia estatística e cidadania de alunos do 6º ano, futuros cidadãos profissionais de Portugal. Neste sentido, foram definidas as seguintes questões de investigação: (i) Como é que os alunos utilizam informação estatística organizada para resolver problemas e tirar conclusões? (ii) Que conexões é possível estabelecer entre a literacia estatística manifestada pelos alunos e as dimensões da educação para a cidadania? (iii) Que dificuldades apresentaram os alunos durante a aplicação das tarefas? Como as poderão superar? Foi possível registar alguma evolução nos alunos, ao longo desta investigação? Tendo em vista a natureza e objetivo deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, na vertente de estudo de caso. A investigação envolveu um estudo a um grupo caso de quatro alunos do sexto ano de escolaridade. Organizou-se uma proposta pedagógica que teve como inspiração um conjunto de tarefas desafiadoras, tendo sido desenvolvida nas aulas de Matemática e de Estudo Acompanhado durante o terceiro período do ano letivo 2011/2012. A recolha dos dados foi efetuada através da observação participante da investigadora, elaboração de notas de campo, registos áudio das aulas e das entrevistas coletivas semiestruturadas e de um conjunto de documentos produzidos pelos alunos. Os resultados mostraram que os alunos utilizaram conhecimentos, ao nível da literacia estatística, para fundamentar as suas respostas uma vez que revelaram capacidade para “interpretar a informação, avaliar a sua credibilidade, e produzir nova informação” (Martins & Ponte, 2011, p.10). Aplicaram a informação estatística organizada de diversas formas apesar de algumas dificuldades ao nível da Matemática, Português, dinâmica de grupo e atitudes, que foram sendo parcialmente ultrapassadas ao longo da aplicação das tarefas e entrevistas. Verificou-se também que conseguiram integrar as suas respostas em diversas dimensões da educação para a cidadania tendo reconhecido que se tornaram mais atentos, críticos e conscientes.
The mass media are full of different types of representations of statistical information that can be used in the classroom to stimulate discussions based on actual data. Therefore, this study sought to analyse the contribution of tasks concerning organized statistical data based on “real-world situations” (NCTM, 1991, page 125), on the joint development of the statistical literacy and citizenship of sixth-grade students, future Portuguese citizens/professionals. Hence, the following research questions were formulated: (i) How do students use organized statistical information to solve problems and draw conclusions? (ii) Which connections can be established between the statistical literacy expressed by the students and all the dimensions of education towards citizenship? (iii) What difficulties did the students present during the implementation of the tasks? How can they overcome them? Did the students display any kind of progress over the course of this research? Bearing in mind the nature and subject of this study, it was adopted a qualitative and interpretive methodology, as a case study. The research involved the study of a case group of four sixth-grade students. A pedagogical approach was organized, inspired by a set of challenging tasks, having been developed during the Maths and “Assisted Study” lessons throughout the third term of the school year 2011/2012. The recollection of the data was carried out through the researcher’s direct observation, the field notes, the audio recording of the lessons, the semi-structured collective interviews and the set of documents produced by the students. The results revealed that the students called upon their knowledge, in terms of statistical literacy, to substantiate their answers, since they showed ability to “interpret information, assess its credibility, and produce new information” (Martins & Ponte, 2011, page 10). They applied the organized statistical data in various forms, despite displaying some difficulties in Maths, Portuguese, group dynamics and attitudes, that were progressively overcome over the course of the implementation of the tasks and the interviews. It was also noted that the students were able to integrate their answers in several dimensions of the education towards citizenship, having acknowledged that they became more attentive, critical and aware citizens.
Description: Dissertação de Mestrado em Didáctica da Matemática e das Ciências apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1415
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula_Quintas.pdf7.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.