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Title: Relatório de estágio de natureza profissional: prevenção da gravidez na adolescência: uma intervenção na comunidade escolar
Authors: Torre, Maria Augusta Moreno Delgado
Pereira, Cláudia Sofia Cacais
Keywords: Enfermagem obstétrica
Trabalho de parto
Educação sexual
Transição
Parentalidade
Obstetric nursing
Labor
Sexual education
Transition
Parenthood
Issue Date: 16-Jul-2015
Abstract: INTRODUÇÃO: O estágio de natureza profissional foi realizado em contexto de sala de partos e dos cuidados de saúde primários, de forma a cumprir as necessidades pessoais e as orientações estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros e comunidade económica europeia para obtenção do título de mestre e especialista em enfermagem de saúde materna, obstétrica e ginecológica. Este teve como alvo uma intervenção em contexto real com o objetivo de promover a transição identitária profissional e pessoal, nos domínios da prestação de cuidados, da formação, da gestão e da investigação. OBJETIVOS: Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados em saúde materna, obstétrica e ginecológica e educar os adolescentes no âmbito da prevenção da gravidez na adolescência. METODOLOGIA: A prestação de cuidados de enfermagem especializados, baseados nos pressupostos teóricos de Meleis, Mercer e Watson, à mulher inserida na família e comunidade durante os períodos pré-natal, trabalho de parto e pós-natal, promovendo-se o bem-estar materno-fetal, efetuando o parto em ambiente seguro e otimizando-se a saúde da parturiente e do recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina, apoiando o processo de transição para a parentalidade. Foi implementada uma intervenção dirigida a uma população de adolescentes, sustentada na metodologia de projeto. RESULTADOS: O desenvolvimento de competências em cuidados especializados em enfermagem de saúde materna, obstétrica e ginecológica foi alcançado através da assistência praticada nos diferentes contextos. Os adolescentes identificaram a importância da abordagem de três áreas temáticas, nomeadamente a responsabilidade, métodos contracetivos e implicações da gravidez na adolescência. Estes declararam ainda a pertinência da intervenção para a sua sensibilização quanto à prevenção da gravidez na adolescência. CONCLUSÕES: No estágio foi possível adquirir conhecimentos e competências científicas, técnicas, humanas e culturais no cuidado especializado à mulher inserida na família e comunidade, desenvolvendo-se o processo de autonomia e tomada de decisão. O enfermeiro especialista assume um papel determinante na área da prevenção, salientando-se a necessidade de implementação de outros projetos em saúde sexual e reprodutiva para avaliar a mudança efetiva de comportamentos a longo prazo.
INTRODUCTION: The internship of professional nature was carried out in the context of deliveries room and primary care, in order to meet the personal needs and guidelines established by the Council of Nurses and council of the European communities to obtain a master's degree and the midwifery specialization. This targeted a real context intervention in order to promote the professional and personal identity transition in the fields of care, training, management and research. OBJECTIVES: To develop competences in specialized care in maternal, obstetric and gynecological nursing and educate teens on the prevention of teenage pregnancy. METHODOLOGY: We provided specialized nursing care, based on theoretical assumptions of Meleis, Mercer and Watson, to the woman within the family and community during the prenatal period, labor and postnatal, promoting maternal and fetal well-being, making the delivery in a safe environment and optimizing the health of the woman in labor and the newborn in adapting to the extra-uterine life, supporting the transition to parenthood. An intervention led to a population of adolescents, supported in the project methodology was implemented. RESULTS: The development of expertise in maternal, obstetric and gynecological nursing was met by assistance practiced in different contexts. Adolescents identified the importance of the three thematic areas approach, including responsability, contraception and implications of teenage pregnancy. These have also stated the relevance of the intervention to their awareness of the teenage pregnancy. CONCLUSIONS: It was possible to acquire knowledge and scientific, technical, human and cultural competences in specialized care to women inserted in the family and community, developing the process of autonomy and decision-making. The specialist nurse has a key role in the area of prevention, highlighting the need to implement other projects in sexual and reprodutive health for measuring the change in long-term behavior
Description: Relatório de Estágio de natureza profissional no âmbito do mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia apresentado na Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Consórcio IPB, IPVC e UTAD)
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1432
Appears in Collections:ESS - Dissertações de mestrado

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