Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1446
Title: Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar : um estudo sobre as interacções sociais entre pares
Authors: Gonçalves, Maria Teresa Martins
Sousa, Aida Sofia Carvalho Leça de
Keywords: Inclusão
Educação pré-escolar
Relações
Necessidades educativas especiais
Inclusion
Preschool
Relations
Special educational needs
Issue Date: 20-Jul-2011
Abstract: A inclusão de todos os alunos é uma das grandes preocupações da educação actual e na educação pré-escolar o grupo de pares é indispensável para a criação de um ambiente inclusivo. Este estudo tem o objectivo de estudar as relações sociais do grupo onde estão crianças com necessidades educativas especiais. Para isso foram realizadas observações sistemáticas dos comportamentos de uma dessas crianças em momentos de brincadeira espontânea. Posteriormente, foi realizado um teste sociométrico com todos os elementos do grupo, o que permitiu observar a posição que cada criança do grupo ocupa. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde os participantes foram todas as crianças da sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Cruzeiro, Vila Nova de Anha. O grupo é formado por 17 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, estando duas delas referenciadas com necessidades educativas especiais.
The inclusion of all pupils is a major concern of current education and preschool peer groups is essential to create an inclusive environment. This study aims to study the social relations of the group where are children with special educational needs. To this were carried out systematic observations of the behavior of these children in moments of spontaneous fun. Later, a sociometric test was conducted with all members of the group, which allowed us to observe the position that every child in the group takes. The methodology used was the case study, where the participants were all children of the class of 4 / 5 years old of the kindergarten Cruzeiro, Vila Nova de Anha. The group comprises 17 children aged between 4 and 5 years old, where two of them are referenced with special educational needs.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1446
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aida_Sousa.pdf790 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.