Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1454
Title: A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Caetano, Juliana Andreia Ferreira
Keywords: Emoções sócio-afectivas
Pré-escolar
Crianças
Emotions socio-affective
Pre-school
Children
Issue Date: 25-Nov-2011
Abstract: O tema desta investigação é as emoções sócio-afectivas no jardim-de-infância. O presente estudo foi realizado no Jardim-de-Infância da Meadela, na sala 1 com crianças com idades compreendidas entre o 3/4 anos, onde a investigadora estava a realizar a sua Prática Educativa Supervisionada. Foi utilizado o método investigação – acção, com uma metodologia predominantemente qualitativa, onde se procedeu a uma recolha de informação acerca do reconhecimento e identificação das emoções por parte das crianças, tendo a investigadora um papel de observadora participante. Esta investigação debruçasse sobre o quão importante é as crianças perceberem as suas emoções, sendo tal aspecto essencial para a sua envolvência e contacto com a sociedade. Foram realizadas cinco actividades, duas em grande grupo e as restantes em pequeno grupo, para verificar se as crianças ao serem estimuladas e caso haja uma maior abordagem desta temática, as crianças identifiquem e percebam as suas emoções de uma forma mais fácil e mais esclarecedora. Com este estudo pode-se verificar que a abordagem das emoções sócio-afectivas no meio jardim-de-infância é muito importante para a vida social das crianças. Mas esta abordagem não se pode restringir apenas ao jardim, pois o papel do Encarregado de Educação e do meio familiar é bastante importante, porque se este for um assunto abordado as crianças compreende muito melhor as suas emoções e assim torna-se mais fácil a socialização com outras crianças e adultos.
The theme of this research is the socio-affective emotions in the garden-care. The study was conducted in the Garden-of-the Meadela Children in a room with children aged between 3 / 4 years, where the researcher was conducting its Supervised Practice Education. Method was used for research - action, with a predominantly qualitative methodology, which held a collection of information about the recognition and identification of emotions by children, the researcher has a participatory role as an observer. This research explored about how important the children understand their emotions, this aspect is essential to your surroundings and contact with society. Were carried out five activities, two large group and the other in small groups to see if the children are encouraged and if there is a greater approach to this theme, the children identify and understand their emotions in a way easier and enlightening. This study can be seen that the approach of socio-affective emotions among garden-care is very important for the social life of children. But this approach can not be restricted only to the garden, for the role of the Guardian and the family is very important because if this is a subject matter much better children understand their emotions and so it becomes easier to socialize with other children and adults.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1454
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana_Caetano.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.