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http://hdl.handle.net/20.500.11960/1456
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Barbosa, Gabriela Maria Miranda | - |
dc.contributor.author | Veloso, Stéphanie Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-18T11:37:59Z | - |
dc.date.available | 2016-01-18T11:37:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1456 | - |
dc.description | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | por |
dc.description.abstract | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se estruturado em três partes, que procuram dar conta do processo de prática de ensino supervisionada desenvolvida: a contextualização e intervenção realizada em contexto educativo; o projeto de investigação realizado e a reflexão final sobre o percurso realizado nas práticas supervisionadas. O projeto de investigação realizado centrou-se na área do português e procura perceber se uma metodologia de ensino de língua não materna ancorada numa abordagem de ensino por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas. Para a sua concretização foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Ampliar o campo lexical; b) Melhorar a compreensão oral; c) Desenvolver a produção oral; d) Desenvolver a interação oral. A metodologia adotada assumiu um caráter qualitativo num design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participativa, de entrevista, de testes de diagnóstico e aferição e de registos audiovisuais. A fase de implementação deste estudo ocorreu ao longo de três momentos: a concretização do teste de diagnóstico que permitiu compreender as maiores necessidades do caso em estudo; implementação de um percurso diferenciado, que contou com quatro sequências didáticas compostas por tarefas; e aplicação do teste de aferição para verificar o nível linguístico alcançado. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que uma abordagem diferenciada, apoiada no ensino baseado por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas, nomeadamente o enriquecimento do campo lexical, que se torna imprescindível para uma exposição oral mais fluida e uma interação escolar mais integradora e de maior compromisso com as aprendizagens da língua de escolaridade e com os saberes curriculares. | por |
dc.description.abstract | This report was developed as part of the Supervised Teaching Practice II course, part of the Pre-School Education and Teaching master’s degree of the 1st cycle of basic education. It's divided in three diferent parts, seeking to realize the developed supervised teaching practice process: the context and intervention carried out in an educational context; the research project and the final reflection about past experiences on supervised practice. This research project focusing on the Portuguese area, seeks to understand if a non-native language teaching methodology anchored in an educational approach tasks favors the development of language skills. For this implementation were outlined the following specific objectives: a) Expand the lexical field; b) Improve understanding of oral; c) Develop oral production; d) Develop oral interaction. The methodology adopted is based on a qualitative research focused in a case study. The data were collected through direct and participatory observation, interview, diagnostic and benchmarking test and audiovisual recordings. The implementation phase of this study took place over three stages: the realization of the diagnostic test that allows us to understand the needs of this case in study; the achievement of a differentiated approach, outlined by four didactic sequences composed of tasks; and the application of a placement test to check the language level achieved. Data analysis revealed that a differentiated approach, supported in teaching based on tasks, enhances the development of language skills, including the enrichment of the lexical field, which is indispensable for a more fluid oral exposure and a more inclusive school interaction and greater commitment to learn the school language and the curriculum knowledge. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Língua não materna | por |
dc.subject | Abordagem diferenciada | por |
dc.subject | Tarefas | por |
dc.subject | Competências linguísticas | por |
dc.subject | Second language | por |
dc.subject | Differentiated approach | por |
dc.subject | Tasks | por |
dc.subject | Linguistic skills | por |
dc.title | Aprendendo o Português como língua não materna (PLNM): uma abordagem baseada no ensino por tarefas | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.discipline | Educação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) | por |
dc.identifier.tid | 201509296 | - |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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