Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorVeloso, Stéphanie Barbosa-
dc.date.accessioned2016-01-18T11:37:59Z-
dc.date.available2016-01-18T11:37:59Z-
dc.date.issued2015-10-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1456-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se estruturado em três partes, que procuram dar conta do processo de prática de ensino supervisionada desenvolvida: a contextualização e intervenção realizada em contexto educativo; o projeto de investigação realizado e a reflexão final sobre o percurso realizado nas práticas supervisionadas. O projeto de investigação realizado centrou-se na área do português e procura perceber se uma metodologia de ensino de língua não materna ancorada numa abordagem de ensino por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas. Para a sua concretização foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Ampliar o campo lexical; b) Melhorar a compreensão oral; c) Desenvolver a produção oral; d) Desenvolver a interação oral. A metodologia adotada assumiu um caráter qualitativo num design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participativa, de entrevista, de testes de diagnóstico e aferição e de registos audiovisuais. A fase de implementação deste estudo ocorreu ao longo de três momentos: a concretização do teste de diagnóstico que permitiu compreender as maiores necessidades do caso em estudo; implementação de um percurso diferenciado, que contou com quatro sequências didáticas compostas por tarefas; e aplicação do teste de aferição para verificar o nível linguístico alcançado. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que uma abordagem diferenciada, apoiada no ensino baseado por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas, nomeadamente o enriquecimento do campo lexical, que se torna imprescindível para uma exposição oral mais fluida e uma interação escolar mais integradora e de maior compromisso com as aprendizagens da língua de escolaridade e com os saberes curriculares.por
dc.description.abstractThis report was developed as part of the Supervised Teaching Practice II course, part of the Pre-School Education and Teaching master’s degree of the 1st cycle of basic education. It's divided in three diferent parts, seeking to realize the developed supervised teaching practice process: the context and intervention carried out in an educational context; the research project and the final reflection about past experiences on supervised practice. This research project focusing on the Portuguese area, seeks to understand if a non-native language teaching methodology anchored in an educational approach tasks favors the development of language skills. For this implementation were outlined the following specific objectives: a) Expand the lexical field; b) Improve understanding of oral; c) Develop oral production; d) Develop oral interaction. The methodology adopted is based on a qualitative research focused in a case study. The data were collected through direct and participatory observation, interview, diagnostic and benchmarking test and audiovisual recordings. The implementation phase of this study took place over three stages: the realization of the diagnostic test that allows us to understand the needs of this case in study; the achievement of a differentiated approach, outlined by four didactic sequences composed of tasks; and the application of a placement test to check the language level achieved. Data analysis revealed that a differentiated approach, supported in teaching based on tasks, enhances the development of language skills, including the enrichment of the lexical field, which is indispensable for a more fluid oral exposure and a more inclusive school interaction and greater commitment to learn the school language and the curriculum knowledge.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua não maternapor
dc.subjectAbordagem diferenciadapor
dc.subjectTarefaspor
dc.subjectCompetências linguísticaspor
dc.subjectSecond languagepor
dc.subjectDifferentiated approachpor
dc.subjectTaskspor
dc.subjectLinguistic skillspor
dc.titleAprendendo o Português como língua não materna (PLNM): uma abordagem baseada no ensino por tarefaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)por
dc.identifier.tid201509296-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stephanie_Veloso.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.