Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorRodrigues, Sara Daniela Soares-
dc.date.accessioned2016-01-18T15:22:43Z-
dc.date.available2016-01-18T15:22:43Z-
dc.date.issued2011-11-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1457-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório retrata um estudo que envolveu uma investigação no contexto da Educação Pré-Escolar, onde as rotinas matinais se apresentam como um elemento fundamental, promotor do desenvolvimento e aprendizagem infantil. Como tal, o objectivo central deste trabalho foi perceber de que forma as rotinas matinais desenvolviam este papel cimeiro na construção de uma aprendizagem mais enriquecedora. Nesta investigação, serviram como alvo de registo fotográfico as quatro salas do Jardim de Infância de Monserrate, a fim de se observar os diferentes materiais utilizados em cada uma das salas na fase das rotinas matinais, como também a forma como estes estão organizados. Foi feito também um questionamento directo ao grupo de crianças de uma das salas, com o objectivo de se dar a conhecer as preferências das mesmas face às diferentes tarefas que respeitam a esta parte matinal. Depois da análise e interpretação de dados realizada foi possível constatar que de facto as rotinas matinais contribuem de forma bastante positiva e transversal para o desenvolvimento da criança em várias áreas do saber.por
dc.description.abstractThis particular report describes a study which involves an investigation on the kindergarten education context, where the morning routines present to be a great element of childish development and apprenticeship. Like so, the main reason of this report is to show how morning routines can be a potential engine on the child’s growth. On this investigation, the photographic focus point where the four classrooms of Jardim de Infância de Monserrate, in order to analyze the different materials used on each classroom during morning routines, also how they are organized. There was also a questioning directly to the children of one of the classrooms, with the aim to intimidate them to show their preferences concerning all the morning tasks. After the analyses and interpretation of the data we are able to find that morning routines in fact contribute positively for the development of children in several areas of knowledge.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectRotinas matinaispor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectKindergardenpor
dc.subjectMorning routinespor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectChildpor
dc.titleA importância das rotinas matinais no desenvolvimento da criança no jardim de infânciapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Rodrigues.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.