Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1461
Title: O desenvolvimento do sentido de número em contexto pré-escolar: o impacto do materiais manipuláveis
Authors: Barbosa, Ana Cristina Coelho
Costa, Sónia Maria Ferreira
Keywords: Educação pré-escolar
Matemática
Sentido de número
Materiais manipuláveis
Preschool education
Mathematics
Number sense
Manipulative materials
Issue Date: 22-Jul-2011
Abstract: O presente estudo, embora centrado no contexto pré-escolar, dá especial enfoque ao domínio da Matemática. A interacção com as crianças que constituem o grupo de Prática de Ensino Supervisionada permitiu evidenciar dificuldades relacionadas com a apreensão de competências numéricas. Neste sentido, com este estudo, pretende-se compreender o impacto dos materiais manipuláveis no desenvolvimento do sentido de número, de crianças em idade pré-escolar, procurando responder às seguintes questões de investigação: (i) Quais as potencialidades dos materiais manipuláveis, estruturados e não estruturados, na aprendizagem de aspectos chave do sentido de número? e (ii) Que competências numéricas são mobilizadas pelas crianças na exploração dos materiais?. Procurou-se implementar uma proposta pedagógica com o grupo em estudo, composta por cinco tarefas, que mobilizava aspectos chave do sentido de número, recorrendo à utilização de materiais manipuláveis, quer estruturados, quer não estruturados. Em termos metodológicos, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e por um design de estudo de caso. O estudo de caso foi construído com base no grupo de crianças associado à Prática de Ensino Supervisionada. A recolha de dados não se restringiu apenas a uma fonte de evidência, tendo-se recorrido a múltiplas formas de recolha de dados, como a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, gravações áudio e vídeo e a recolha documental. A análise dos dados permitiu evidenciar o entusiasmo, motivação e interesse das crianças no desenvolvimento de cada tarefa, tendo utilizando diferentes estratégias na manipulação dos materiais usados no desenvolvimento de diferentes componentes do sentido de número. A implementação da proposta pedagógica deu oportunidade a todas as crianças para explorarem livremente o material e, através desta manipulação, demonstrarem que, a pouco e pouco, aprofundavam e mobilizavam diversos conhecimentos numéricos e iam evidenciando uma destreza cada vez maior com os números. As tarefas desenvolvidas permitiram o estabelecimento de interacções importantes entre o grupo, centradas nos materiais disponibilizados, proporcionando a comunicação,a aquisição de aprendizagens significativas no âmbito do sentido de número,contribuindo para um conhecimento mais amplo e um desenvolvimento das capacidades cognitivas de cada criança.
This study, although focused on the preschool context, gives a special focus to mathematics. The constant interaction with the group of children of the Supervised Teaching Practice has highlighted difficulties related to the apprehension of number skills. In this sense, this study aims to understand the impact of manipulative materials in the development of number sense in preschool children, to answer the following research questions: (i) What potentialities do structured and unstructured manipulative materials bring to the learning of key aspects of number sense?; and (ii) What type of number skills are mobilized by children when exploring manipulative materials?. We tried to implement a didactical proposal with the study group, composed of five tasks, which mobilized key aspects of number sense, through the use of manipulative materials, whether structured or unstructured. Methodologically, we chose a qualitative approach and a case study design. The case study was built based on the group of children associated with the Supervised Teaching Practice. The data collection was not restricted to one source of evidence, multiple forms of data collection where used, such as participant observation, semi structured interviews, audio and video recordings and collection of documents. The data analysis has highlighted the enthusiasm, motivation and interest of the children in the development of each task, having applied different strategies in handling the materials used in the development of the different components of number sense. The implementation of the didactical proposal provided an opportunity for all children to freely explore the material and, through this manipulation, showed that, little by little, they deepened and mobilized numerical knowledge and increased their ability with numbers. The tasks developed allowed the establishment of interactions among the group, focused on the materials available, fostering communication, the acquisition of significant learning in the context of number sense, and contributing to a wider knowledge and development of cognitive abilities of each child.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1461
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia_Costa.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.