Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1469
Title: O potencial motivador dos textos narrativos
Authors: Viana, Fernanda Leopoldina Parente
Bastos, Maria Alice Martins da Silva Calçada
Ferreira, Carla Sofia Félix
Keywords: Motivação para a leitura
Manual escolar
Texto narrativo
Inovação educacional
Reading motivation
Coursebook
Narrative text
Educational change
Issue Date: 7-Oct-2011
Abstract: É actualmente consensual que ler é compreender e que a leitura é o produto da interacção de três grandes grupos de factores: leitor, texto e contexto (Giasson, 1993). A motivação para ler é relativamente transversal a estes três factores e constitui uma variável chave quer para a aprendizagem da leitura propriamente dita, quer para a formação de leitores. Apesar desta transversalidade, a motivação para ler associada ao factor texto tem sido pouco estudada. Sendo o manual escolar o recurso didáctico por excelência usado nas escolas portuguesas, o presente estudo tem como objectivo geral avaliar o potencial motivador dos textos narrativos inseridos num manual de Língua Portuguesa para o 3.º ano de escolaridade quer na perspectiva dos alunos, quer na perspectiva dos professores. A Escola não se pode limitar a ensinar a ler. Tem,também, um papel decisivo na formação de leitores, pelo que o estudo desenvolvido visa obter indicadores sobre o contributo daquele material de leitura para a formação de leitores. O estudo empírico desenvolvido envolveu 208 alunos do 3.º ano de escolaridade e respectivos professores (n=11) de um Agrupamento de Escolas do concelho da Trofa. Os resultados obtidos através de um questionário, elaborado para o efeito, revelam que os alunos apreciam a leitura dos textos narrativos do manual analisado e os professores reconhecem-lhes um elevado potencial motivador. Estas apreciações não corroboram as análises efectuadas aos manuais escolares em geral, pelo que se procede a uma discussão sobre esta discrepância. Os resultados fornecem alguns indicadores sobre as características que os alunos mais apreciam nos textos narrativos – dimensão fantástico-realista, conteúdos que apelam à dimensão sócio-moral e humor – o que poderá contribuir para uma selecção mais adequada do material de leitura a usar em contexto de sala de aula.
Currently it is established that reading means understanding and that reading is the result of the interaction between three main factors: the reader, the text and the context (Giasson, 1993). Reading motivation is relatively transversal to these three elements and constitutes a key variable not only to the process of learning to read, but also to create lifelong readers. In spite of this transversality, the reading motivation associated to the factor text has not been studied. Regarding the fact that the textbook is the core resource used in Portuguese schools, it is the main purpose of this study to evaluate the motivational potential of the narrative texts included in the third grade Portuguese Language coursebook according to the students’ perspectives and the teachers’ insights. Furthermore, School must not restrict itself to the goal of teaching how to read; it also has a decisive role in the readers’ instruction. Thus, this study aims to uncover the indicators of the contribution of that reading material to the readers’ education. Two hundred and eight third-grade students of a group of schools in Trofa and their respective teachers (n = 11) took part in the empiric study conducted. The results, obtained through a questionnaire created for this purpose, reveal that students like reading the narrative texts of the analysed coursebook and that the teachers recognize its high motivational potential. However, these findings do not corroborate the analysis made to the textbooks in general, and this is the reason why a discussion on this discrepancy comes about. The results of this study provide some indicators on the characteristics that students value on narrative texts – such as, the fantastical-realistic dimension and the contents that appeal to the social-moral and humour dimensions – which might contribute to a more appropriate selection of the reading material used in the classroom context.
Description: Dissertação de Mestrado em Inovação e Mudança Educacional apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1469
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Ferreira.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.