Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1470
Title: Vinculação e estilos educativos parentais: contribuições para a inovação na educação especial
Authors: Faria, Carla Maria Gomes Marques de
Machado, Maria Manuel Ramos Novo de Brito
Keywords: Vinculação
Estilos educativos parentais
Inovação
Educação especial
Attachment
Parenting style
Educational innovation
Special education
Issue Date: 7-Oct-2011
Abstract: É na família que a criança adquire o suporte inicial para a vida em sociedade, constituindo o seu primeiro meio de socialização. Bowlby (1969) descreveu a importância das primeiras relações para o desenvolvimento, especificamente a qualidade das relações de vinculação precoces (mãe-bebé). A Teoria da Vinculação (Bowlby, 1960) e a investigação associada salienta o papel central destas relações para a qualidade da trajectória desenvolvimental com fortes implicações em diferentes domínios do desenvolvimento (e.g., emocional, relacional e cognitivo). As relações parentais pautam-se por trocas e interacções regulares que vão progressivamente assumindo um carácter sistemático e regulam o processo educativo. Tais interacções educativas, na literatura são designadas por estilos educativos parentais, têm sido classificadas em três tipos: (1) autoritativo/democrático, (2) autoritário e (3) indulgente/permissivo. A investigação no domínio tem reunido evidências sobre as implicações destes estilos para o processo educativo e o desenvolvimento da criança. Do ponto de vista empírico, a vinculação tem sido investigada sistematicamente numa linha de investigação quantitativa de natureza correlacional. Igualmente, os estilos educativos parentais têm sido objecto de investigação numa linha de investigação quantitativa e tambem correlacional. No entanto, o cruzamento destes dois construtos não tem sido objecto de investigação sistemática. Sendo este um assunto pertinente no campo de educação, especialmente no domínio da educação especial/intervenção precoce junto de crianças em risco ou com NEE, importa proceder a estudos exploratórios, cruzando variáveis que têm sido tratadas na investigação de um modo independente como referido anteriormente. Neste contexto, são objectivos deste estudo: (1) caracterizar os estilos de vinculação e os estilos educativos parentais de pais de crianças com e sem NEE; (2) comparar os estilos de vinculação dos pais de crianças com e sem NEE; (3) comparar os estilos educativos parentais de pais de crianças com e sem NEE; (4) analisar a relação entre estilos educativos parentais e características sócio-demográficas dos pais como género, escolaridade, número e género dos filhos; e (5) explorar a relação entre estilos de vinculação e estilos educativos parentais. Para o efeito foi desenhado um estudo correlacional em que participam 60 pais (30 com filhos com NEE e 30 sem NEE). Os estilos de vinculação foram avaliados com a Escala de Vinculação do Adulto (EVA, Canavarro, 1996) e os estilos educativos parentais com o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (QDEP, Carapito, Pedro & Ribeiro, 2007). Os resultados apontam para diferenças estatisticamente significativas nos estilos educativos parentais entre pais de crianças com e sem NEE, sendo que os pais de crianças com NEE são em média mais permissivos do que os pais de crianças sem NEE (M=2,2, DP=0,58 vs. M=2,0, DP=0,56, respectivamente). Foi também encontrada uma associação entre a avaliação dos estilos parentais do próprio com os estilos parentais do outro progenitor. Assim, pais autoritativos avaliam o companheiro como autoritativos (r=0,795, p<0,01), pais autoritários avaliam o companheiro como autoritário (r=0,722, p<0,01) e pais permissivos avaliam o companheiro como permissivos (r=0,597, p<0,01). Do ponto de vista dos estilos de vinculação não foi encontrada nenhuma diferença significativa entre pais de crianças com NEE e sem NEE, bem como a ausência de relação entre estilo de vinculação e estilo educativo parental. Globalmente, os resultados obtidos vão de encontro à investigação nos domínios em estudo, sendo particularmente relevantes para o trabalho que o profissional de Edução deve desenvolver junto das famílias de crianças com NEE, numa perspectiva inclusiva orientada para a equidade e o desenvolvimento integral da criança.
It is from family that the child gets initial support for life in society, making this, his first context of socialization. Bowlby (1969) described the importance of early relationships for the child development, specially the quality of the early attachment relationships (mother-baby). The attachment theory (Bowlby, 1960) and related research underlines the central role of these relationships for the quality of the developmental trajectory with strong implications in different domains of human development (eg, emotional, relational and cognitive). Parental relationships are driven by regular interactions and exchanges that will gradually assume a systematic character and regulate the educational process. Such educational interaction, in literature called parenting styles has been classified into three types: (1) authoritative (2) authoritarian and (3) permissive. Research in this field has gathered evidences about the implications of these styles to the educational process and child development. From the empirical point of view, attachment has been systematically investigated in a quantitative line of research with correlational studies. Likewise parenting styles has been investigated in a line of quantitative research and also of correlational nature. However, the intersection of these two has not been systematically investigated. Since this is a pertinent subject in the education area, especially in the field of special education/early intervention for children at risk or with special needs, it is important to carry out exploratory studies, crossing variables that have been addressed in the research in a very independent way as previously mentioned. In this context the aims of this study are: (1) to characterize attachment styles and parenting styles in parents of children with and without special needs, (2) to compare the attachment styles of parents of children with and without special needs,(3) to compare the parenting styles of parents of children with and without special needs, (4) to examine the relationship between parental styles and socio-demographic characteristics like gender, education, number and gender of the children, and (5) to explore the relationship between attachment style and parenting style. For this purpose a correlational study was designed involving 60 parents (30 with children with special needs and 30 without special needs). Attachment styles were assessed with the Portuguese version of Adult Attachment Scale (AAS, Canavarro, 1996) and parenting styles with the Questionnaire of Dimensions and Parenting Styles (QDEP, Carapito, Pedro & Ribeiro, 2007). The results indicate statistically significant differences in parenting styles between parents of children with and without special needs, the parents of children with special needs are on average more permissive than the parents of children without special needs (M=2,2, SD=0,5 8vs. M=2.0, SD=0.56, respectively). It was also found statistically significant relationship between the assessment of parenting styles of one parent with the other parent. Thus, authoritative parents also assess their mate as authoritative (r=0.795, p<0.01), authoritarian parents evaluate their mate also as authoritarian (r=0.722, p>0.01), and permissive parents evaluate their mate as permissive (r=0.576, p>0.01). From attachment styles standpoint was not found any statistically significant difference between parents of children with special needs and without special needs, as well as the lack of relationship between attachment style and parenting style. The results go in favor of the research in the fields under study and are particularly relevant to the work that a professional of education must develop with the families of children with special needs in an inclusive perspective oriented to equity and to the full development of the child.
Description: Dissertação de Mestrado em Inovação e Mudança Educacional apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1470
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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