Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1472
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dc.contributor.advisorViana, Fernanda Leopoldina Parente-
dc.contributor.authorMendes, Helena Cristina Gonçalves-
dc.date.accessioned2016-01-22T16:58:52Z-
dc.date.available2016-01-22T16:58:52Z-
dc.date.issued2011-10-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1472-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Inovação e Mudança Educacional apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractA leitura é um processo complexo que envolve vários factores - leitor, texto e contexto - e mobiliza um conjunto de variáveis de ordem muito diversa. Actualmente, há consenso entre diferentes autores quando se afirma que “ler é compreender” (Galveias, 2005; Mata & Monteiro, 2009; Viana, 2009). Relatórios internacionais, como os do PISA (2002, 2003, 2006), demonstram que os alunos portugueses apresentam desempenhos modestos ao nível da compreensão da leitura, sendo que a motivação e os hábitos de leitura se apresentam como duas variáveis a aprofundar na explicação destes resultados. No presente estudo pretende-se analisar a relação entre a compreensão, a motivação e os hábitos de leitura junto de um grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade. A amostra é constituída por 69 alunos de um Agrupamento de Escolas do Distrito de Viana do Castelo, inscritos no 4.º ano de escolaridade. Em termos de recolha de dados foi utilizado o Questionário aos Hábitos de Leitura, construído para o efeito, bem como a Escala da Motivação para a Leitura (Monteiro & Mata, 2000) para avaliar respectivamente os hábitos e a motivação para a leitura. Para avaliar a compreensão leitora foi utilizada a Prova de Avaliação da Compreensão Leitora (ACL-4, Catalá, Catalá, Molina, & Monclùs, 2001; versão portuguesa de Mendonça, 2008). Os resultados sugerem que, relativamente aos hábitos de leitura, a grande maioria dos alunos gosta de ler e tem a percepção de que possui hábitos de leitura. Quanto à motivação, os resultados apontam para valores positivos de motivação para a leitura, particularmente no que diz respeito ao prazer da leitura e ao reconhecimento social. No que se refere à compreensão leitora, os resultados deste estudo situam-se, em geral, abaixo dos valores médios obtidos por Mendonça (2008). Finalmente, quanto às relações entre as variáveis em estudo, verificou-se que o desempenho a nível da compreensão leitora se associa positiva e moderadamente com a motivação para a leitura, embora não se tenha verificado associação entre esta variável e a frequência de leitura reportada pelos alunos.por
dc.description.abstractReading is a complex process that involves several factors – reader, text, context – and mobilizes a set of diverse variables. Today, there is consensus among several authors (Galveias, 2005; Mata & Monteiro, 2009; Viana, 2009) when stating that “reading is comprehension”. International reports, such as PISA (2002, 2003, 2006), demonstrate that Portuguese students reveal modest performance in reading comprehension. Thereby, reading motivation and reading habits present themselves as two variables to study in order to explain these results. The present study intends to analyse the association between reading comprehension, reading motivation, and reading habits of fourth grader’s students. The empirical study developed includes 69 fourth grader’s students from a group of schools of Viana do Castelo. Students’ completed a questionnaire about their reading habits, followed by the Motivation Scale for Reading and Writing (Monteiro & Mata, 2000). In order to assess students’ reading comprehension we used the Reading Comprehension Evaluation Test (ACL-4, Catalá, Catalá, Molina, & Monclùs, 2001; Portuguese version by Mendonça, 2008). The results suggest that regarding reading habits, the majority of students enjoy reading and see themselves having reading habits. With respect to reading motivation, the results indicate positive values, particularly in terms of pleasure and social recognition. In what reading comprehension is concerned, the results of this study are, in general, below the average values obtained by Mendonça (2008). Finally, regarding the relations between the variables under study, it was found that the reading comprehension is positive and moderately associated with reading motivation, although there was no association between this variable and the frequency of reading reported by students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotivação para a leiturapor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectHábitos de leiturapor
dc.subjectInovação educacionalpor
dc.subjectReading motivationpor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectReading habitspor
dc.subjectEducational changepor
dc.titleMotivação para a leitura e compreensão leitora no ensino básico: contributos para a inovação educacionalpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Inovação e Mudança Educacionalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducaçãopor
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