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Title: Questões de género na escolha das áreas de sala do jardim-de-infância: a construção de género das crianças de idades mais jovens do ponto de vista social
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Santos, Ana Cláudia Vilas Boas
Issue Date: 7-Oct-2011
Abstract: O objectivo deste estudo consiste em investigar em que moldes as escolhas das áreas da sala de actividade podem ser influenciadas pelas questões de género que as crianças, em idade pré‐escolar, adquirem na sociedade. A metodologia utilizada passa pelo método indutivo, apoiado na observação das crianças e na implementação de actividades que permitiram uma recolha de dados susceptível de retirar conclusões. Toda a investigação assenta num grupo de crianças de três anos de idade, que frequentam pela primeira vez o Jardim de Infância e que, por isso, estabelecem os primeiros contactos sociais com adultos e com os pares. Os resultados da análise de dados recolhidos permitem responder à questão “Será que as ideias de género que as crianças trazem do meio em que vivem, influenciam os seus comportamentos na escolha das áreas da sala?”. De entre as conclusões obtidas, destaca-se a capacidade que todas as crianças têm para se adaptarem, de forma análoga, a todas as áreas, quer sejam meninos ou meninas. De um modo mais objectivo, pude concluir que, na maioria dos casos, as crianças trazem vivências do seu quotidiano familiar para as actividades do Jardim de Infância e isso reflecte‐se nos seus comportamentos. Contudo, verifica‐se uma aproximação entre ambos os sexos.
The aim of this study is to investigate how the choices of the classroom activity areas may be influenced by gender issues that children in preschool acquire in society. The methodology used is the inductive method, supported by observation of children and implementation of activities that allow the collection of data, likely to draw conclusions. All research is based on a group of children from age three, children attending the first kindergarten and thus establish the first social contacts with adults and with peers. The results of analysis of data collected lead to an answer to the question Does gender ideas that children bring from their familiar environment influence their behavior in the selection of the classroom activity areas?. Among the conclusions reached, stands out the ability that all children have to adapt in a similar manner to all areas, whether they are boys or girls. On a more objective way, I conclude that, in most cases, children bring experiences of their familiar environment for the kindergarten activities and this is reflected in their behavior towards certain situations. However, there is an increasing equality between the sexes.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1477
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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