Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1479
Title: | Aprendendo História de Portugal no jardim de infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses |
Authors: | Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia Silva, Diana Ramos da |
Keywords: | Educação pré-escolar Conhecimento do mundo História de Portugal Rei Príncipe Cavaleiro Castelo Pre-school World’s knowledge Portuguese History King Prince Knight Castel |
Issue Date: | 29-Apr-2013 |
Abstract: | O nosso estudo procurou trabalhar conteúdos de História de Portugal, com as crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Decidimos, em função do grupo e, depois de conversarmos com a nossa Educadora Cooperante e o nosso Orientador, analisar os percursos de vida de alguns Reis de Portugal tendo, para o efeito escolhido alguns dos mais representativos como D. Afonso Henriques, D. Pedro I, D. Manuel I e D. João V, através de um conjunto de atividades e projetos com características lúdico-didáticas e socio-afetivas.
Durante a exploração da temática surgiram conceitos que poderão enriquecer o
vocabulário das crianças, caso das palavras Rei, Príncipe, Cavaleiro e Castelo. Este
vocabulário foi explorado juntamente com as histórias dos monarcas.
Cada monarca apresentava um conceito próprio alicerçado numa curiosidade. No
caso do estudo do Rei D. Afonso Henriques, foi explorado o conceito de Rei, sendo
necessária a introdução de um cavaleiro, por forma a enriquecer o pano de fundo
contextual, já que cada monarca tem Cavaleiros para defender o Reino. Seguidamente, aquando da exploração de D. Pedro desenvolveu-se, em diálogo com o grupo, o conceito de Príncipe, Rei e Conquista.
No que se refere ao método de investigação utilizado, salienta-se a metodologia
de Investigação-Ação, numa investigação participante, visto que o investigador intervém diretamente com o público-alvo. A pedagogia empregue na investigação foi adquirida ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Our study sought to work contents of Portuguese History, with children in pre school education in the county of Viana do Castelo. We decided, according to the group, after we talk with teacher cooperating and with our coordinator, analyze some biographies of Portuguese kings (D. Afonso Henriques, D. Pedro I, D. Manuel I e D. João V) by a set of activities and projects whit features recreational and educational and socialaffective. During the exploration of these assets some key words have emerged from the activities, such as King, Prince, Knight and Castle. These words were explored with the precious help of the monarch’s biographies. From each monarch we have extracted some curiosities: in the case of King Afonso Henriques we decided introduce a knight, responsible for the safety of the kingdom, to make the educational context richer. About D. Pedro I we decided to talk about Conquest, Princes and Kings. The investigative model we chose was investigation-action, with a participant action in the investigation. During the educational process we were always focused on pedagogy. |
Description: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1479 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diana_Silva.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.