Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1481
Title: Projecto "Ritmos do Mundo": estratégias de educação inter/multicultural. Estudo de caso
Authors: Correia, Anabela da Silva Moura
Silva, José Carlos Fernandes
Keywords: Globalização
Educação inter/multicultural
Ensino profissional
Globalization
Inter/multicultural education
Vocational education
Issue Date: 7-Oct-2011
Abstract: A escola na actualidade, fruto do fenómeno da globalização, das mudanças ocorridas com a mobilidade das populações, depara-se cada vez mais com a diversidade cultural da sua população e os consequentes desafios em termos de gestão da heterogeneidade cultural e étnica do contexto escolar. Tal fenómeno tem causado muita apreensão aos professores que se confrontam com a necessidade de inovarem as suas estratégias e práticas pedagógicas, no sentido de promover o respeito e o diálogo entre os diferentes grupos culturais, de favorecer a igualdade de oportunidades e o sucesso escolar. A presente investigação pretendeu estudar as contribuições de um Projecto designado “Ritmos do Mundo”, que tem vindo a decorrer na Escola Profissional ETAP, Norte de Portugal, com um número significativo de jovens, oriundos de diversas nacionalidades. O quadro teórico deste estudo incluiu o aprofundamento de questões relacionadas com globalização e educação inter/multicultural, segundo perspectivas de especialistas nacionais e internacionais. Com o intuito de compreender aprofundadamente o fenómeno, desenvolveu-se um estudo de caso, com recurso a diversos instrumentos de recolha de dados como inquéritos, entrevistas, análise documental e observação de eventos. A amostra é constituída por 38 participantes, dos quais 33 alunos pertencem ao grupo “Ritmos do Mundo”, 2 professores coordenadores do Projecto, 2 responsáveis pelos órgãos pedagógicos da escola em estudo e 1 professora do ensino público, que contactou com o referido grupo. Os resultados obtidos evidenciam os efeitos positivos do Projecto “Ritmos do Mundo”, que se alicerça em práticas artísticas e revela-se como um instrumento facilitador de inovação e mudança em termos curriculares não disciplinares, promotor do desenvolvimento global dos alunos. O projecto permite aos alunos ampliar o conhecimento que têm de si e dos outros, além de ser facilitador do desenvolvimento de competências inter e intrapessoais; contribui para o entendimento da diferença como algo de positivo; favorece a articulação da escola com a comunidade, num espírito de participação democrática; possibilita um melhor conhecimento das culturas em presença, aos alunos e professores da escola. Conclui-se que as percepções dos alunos e professores permitem compreender que projectos como este constituem um factor influente de desenvolvimento pessoal e social, sendo fundamental preservar estes espaços de formação que predispõem para a mudança de valores e atitudes, cabendo aos professores continuar a investigar formas adequadas de modificar representações que tendem a perpetuar práticas reprodutoras de desigualdades sociais.
School, nowadays, due to the phenomenon of globalization and of the changes in people´s mobility, is faced with increasing cultural diversity of its population and the subsequent challenges in terms of management of cultural and ethnic diversity in the school context. This phenomenon is causing much concern to teachers who face the need to innovate their strategies and teaching practices, aimed to promote respect and dialogue between different cultural groups, to promote equality of opportunities and educational success. This research aims to study the contributions of an ongoing project called "Rhythms of the World," which has been ongoing in the Vocational School ETAP, northern Portugal, with a significant number of young people from different nationalities. The theoretical framework of this study has included the exploration of issues related to globalization and inter/multicultural education, according to national and international trends. In order to thoroughly understand the phenomenon and obtain answers to questions raised, a case study was developed, using various tools to collect data such as enquiries, interviews, document analysis and observation of events.The sample consists of 38 participants, including 33 students of the group “Rhythms of the World”, 2 coordinating teachers of the Project, 2 responsible for the educational board of the school and 1 basic education teacher who had contact with the group.The results show the positive effects of the Project "Rhythms of the World", which is underpinned on artistic practices and is understood as a facilitator of strategy of innovation and change in extra-curricular activities promoting the overall development of students. The project allows students to broaden the knowledge of what they know about themselves and the others. In addition, it facilitates the development of interpersonal and intrapersonal skills, contributing to understand the word “difference” as something positive; it favors the articulation between school and community participation in a democratic spirit; it also enables the students and teachers to understand a lot better the cultures involved. It is concluded that the perceptions of students and teachers allowed us to understand that such projects are a major influencing factor for their personal and social development. Therefore, it is important to preserve these educational areas that are open to changing values and attitudes, leaving it to teachers to continue searching for appropriate ways to change representations that perpetuate practices of social inequalities.
Description: Dissertação de Mestrado em Inovação e Mudança Educacional apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1481
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose_Silva.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.