Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1483
Title: Trabalho colaborativo entre professores e inovação educacional: contribuições da investigação
Authors: Carvalho, José Manuel de Almeida e Melo de
Carrilho, Maria Rosária Ferreira da Silva
Issue Date: 7-Oct-2011
Abstract: Na perspectiva do school improvement o trabalho colaborativo facilita a mudança da Escola, promove o sucesso escolar dos alunos e pode levar à melhoria da escola. No âmbito de algumas das teorias da mudança educacional, há a preocupação de reunir, sistematicamente, evidências com vista a estabelecer a base para um trabalho sistemático de melhoria da escola. Nesta linha teórica, a melhoria da qualidade da Educação é um objectivo partilhado não apenas dentro da Escola, mas também pela comunidade mais ampla onde a Instituição Escolar se insere. Partindo destes pressupostos, o presente estudo tem como objectivo geral analisar as condições da escola para a mudança e o modo como os professores trabalham, mais especificamente é nosso intuito: (a) caracterizar as percepções de professores sobre o trabalho colaborativo, no que diz respeito aos factores que facilitam e/ou dificultam o trabalho colaborativo entre professores e às práticas de colaboração dos professores e (b) analisar em que medida as suas percepções diferem em função do ciclo de ensino que leccionam e do departamento curricular. Participaram neste estudo 97 professores pertencentes a um Agrupamento de Escolas na Zona Norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico e de uma escala de medida desenvolvida por Silva e Morgado (2009). Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os professores em função do ciclo de ensino que leccionam, mas não do seu Departamento Curricular. De maneira geral, foi possível verificar que neste agrupamento existe uma cultura docente colaborativa, uma vez que os docentes manifestam interesse em cooperar, estão preocupados com a temática, encontram-se envolvidos em práticas de colaboração e consideram o clima organizacional da escola positivo. Em síntese, este estudo aponta para a relevância do trabalho colaborativo, na medida em que poderá contribuir para a melhoria dos resultados da aprendizagem dos alunos e sustentar o desenvolvimento profissional dos docentes.
According to school improvement perspective, collaborative work facilitates the school change, promotes students’ academic success, and can lead to school improvement. Within some of the educational change theories, there is a concern to gather systematically evidence to establish the basis for a systematic school improvement. In this framework, improving education quality is a goal shared not only within school but also with the wider community where the school has its place. Based on these assumptions, the main purpose of this study are to analyze the school’s conditions for change and how teachers work. More specifically, we intend (a) to characterize the teachers’ perceptions about the factors that facilitate and/or hinder the collaborative work between teachers and the collaborative practices of teachers, and (b) examine the extent to which their perceptions differ depending on grade level and curriculum department. In this study participated ninety-seven teachers from a group of schools in the north of Portugal. The instruments used to collect data were a sociodemographic questionnaire and a scale developed by Silva and Morgado (2009). The results show statistically significant differences between teachers from different grade levels but not from different curriculum department. In general, we found that in this group of schools there is a collaborative teaching culture, once teachers express interest in cooperating and are concerned with this subject, are involved in collaborative practices and consider positive the school’s climate. In summary, this study highlights the importance of collaborative work, as it can contribute to the improvement of student learning outcomes and support teachers’ professional development.
Description: Dissertação de Mestrado em Inovação e Mudança Educacional apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1483
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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